TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Batata Osmose

Por:   •  2/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

        O gradiente de concentração é a força impelidora que atua através da membrana. No transporte ativo as substancias movem-se de uma região menor para uma de maior concentração, ou seja, contra essa fora impelidora, e esse processo tem como consequência consumo energético para célula. No transporte passivo as substancias se movem de um local de alta concentração para um de concentração baixa, neste caso, a movimentação é na mesma direção da força impelidora, não causando consumo de energia para a célula.

De acordo com COSTANZO (2011) a osmose é o movimento da água através de uma membrana seletivamente permeável. A água se movimenta por meio de uma membrana do local de soluto até que todos os lados da membrana estejam iguais.  A água irá se movimentar por meio da membrana celular conforme com a concentração de soluto existente externamente.

Objetivo

        Observar como as células existentes na batata absorvem a água em um meio hipotônico (água), como elas perdem água em meio hipertônico (água com sal) e como conserva o equilíbrio em um meio isotônico (soro fisiológico).

Metodologia

O experimento foi realizado durante a tarde do dia 05/06/2021, em minha residência durante o período de quatro horas. Para o experimento foi utilizado três batatas, foi eito um orifício e em cada um deles foi colocado a solução respectiva. As batatas foram postas em uma bandeja de alumínio, em temperatura ambiente e observado durante as seguintes quatro horas.

Resultados e discussões

        

SOLUÇÃO

ALTERAÇÕES  BATATA

ALTERAÇÕES  ÁGUA

NÍVEL DA ÁGUA

Isotônica             (soro fisiológico)

Mínima alteração na coloração e textura.

Alteração da densidade da água.

Absorção mínima da água.

Hipertônica    (água com sal)

Alteração na textura e coloração.

Alteração da densidade da água.

Absorção mínima da água.

Hipotônica    (água)

Estável, sem alterações.

Sem alterações da densidade da água.

Absorção total da água.

        Na primeira solução, a Hipotônica (água), o processo é contínuo e estável, pois não houve mudanças na textura da água e nem em seu nível. Na segunda solução, a isotônica (soro fisiológico), apresentou mudanças em sua textura, pois foi ficando mais espessa ao longo do processo, ou seja, a célula absorveu a água como no seu estado inicial. Na terceira solução, a Hipertônica (água e sal), foi a que apresentou mais transformações quanto a textura da água e da batata. A batata ficou escurecida ao redor do orifício onde estava a solução, a solução ficou mais espessa e o nível da solução diminuiu durante o experimento, evidenciando a perda de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com