TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento De Fotossíntese

Monografias: Experimento De Fotossíntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  3.096 Visualizações

Página 1 de 2

Para complementar na elaboração do Relatório

A Elodea sp é um planta aquática submersa em água doce. Ela é um dos tipos de vegetais que ajuda na aeração dos rios, pois apresenta altas taxas de fotossíntese no período diurno. Com isso, elimina para a água altas taxas de O2.

Os cloroplastos, um tipo de cromoplastos que contém pigmento verde (clorofila), são capazes de absorver a energia eletromagnética do sol e a converterem em energia química por um processo chamado fotossíntese.

Esse experimento teve como principal objetivo a observação de uma folha de Elódea, podendo ser visto os cloroplastos e suas células. Reconhecendo os aspectos da célula vegetal, identificar as principais estruturas que as caracterizam e seu comportamento em diferentes situações de luminosidade observando os fenômenos biológicos que ocorrem na célula vegetal.

Quanto maior for a incidência de luz sobre uma planta, mais intensa também será a fotossíntese por ela realizada. No entanto, a partir de determinada intensidade de luz, a velocidade do fenômeno não aumenta mais, pois a planta atingiu o ponto de saturação luminosa.

Com exceção das parasitas aclorofiladas, todas as plantas fazem fotossíntese. Elas apresentam em determinadas células uma organela chamada cloroplasto, em cujo interior existem pigmentos, como a clorofila, que são responsáveis pela captação da energia luminosa.

Depois de alguns minutos, foi possível a observação de pequenas bolhas de ar (resultantes do processo fotossintético), aderidas na superfície interna do funil e do tubo de ensaio. A quantidade de bolhas(oxigênio) varia com a distância da fonte luminosa. O bicarbonato ajuda a criar um meio mais rico em gás carbônico, que uma substância necessária para a fotossíntese.

Fórmula Geral da Fotossíntese:

(na presença de luz e clorofila)

6 CO2 + 12 H2O ↔ C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

Questão 4

A) Com a adição de sal de frutas, fornecemos todas as condições necessárias a planta para ocorrer a fotossíntese, observamos a formações de bolhas, ou seja, liberação de oxigênio O2.

B) A elodea sp utilizou-se da luz que é absorvida e convertida em energia química no ATP (adenosina trifosfato). Ao mesmo tempo, ocorre a quebra das moléculas da água em hidrogênio e oxigênio, sendo que somente o oxigênio é liberado pela planta. Quando a planta está iluminada. Simplificando, é quando há a fotólise da água, redução do NADP e do NADPH, desprendimento de oxigênio, e são feitas nessas etapas: Absorção da Luz, Transporte de elétrons e Produção de ATP.

6CO2(g) + 12H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6O2(g) + 6H2O

C) Na planta sem a presença de luz, ela apenas respira, pois a fotossíntese é nula. Na planta que há a presença de luz, a mesma se encontra no ponto de compensação fótico, onde a intensidade da fotossíntese e da respiração é igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com