TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique as funções da membrana plasmática

Relatório de pesquisa: Explique as funções da membrana plasmática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Explique as funções da membrana plasmática.

Resposta :

A membrana plasmática possui mecanismos que permitem a entrada e asaída de substâncias. A membrana plasmática seleciona a passagem destas substâncias eque ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que é uma camadafosfolipídica da membrana plasmática que funciona como uma barreira fluida(maleável) e permite a passagem de substâncias diretamente através dela. Outrasfunções estão atribuídas á membrana plasmática, como conservar a forma das células,auxiliarem no deslocamento e transportação. 2 - Explique a composição das membranas celulares.

Resposta :

Todas as membranas plasmáticas celulares são constituídas predominantemente por fosfolipídeos e proteínas em proporções variáveis e uma pequena fração de açúcares, na forma de oligossacarídeos. Exteriormente, na grandemaioria das células animais, a membrana plasmática apresenta uma camada ricaem glicídeos ou glicocálix. Os lipídios presentes nas membranas celulares pertencem predominantemente ao grupo dos fosfolipídeos. Estas moléculas são formadas pelaunião de três grupos de moléculas menores: um álcool, geralmente o glicerol, duasmoléculas de ácidos graxos e um grupo fosfato, que pode conter ou não uma segundamolécula de álcool. As proteínas da membrana celular estam mergulhadas na camadadupla do fosfolipídios, interrompendo sua continuidade, são asproteínas integrais.Outras, as proteínas periféricas, estão aderentes às extremidades de proteínas integrais .3 - Comente as propriedades da membrana plasmática e quais substâncias podem ou nãoatravessá-la diretamente.

Resposta :

Assimetria : As duas faces da membrana não possuem a mesma composiçãolipídica, glucídica e proteica. Em geral, os glúcidos encontram-se presentes na faceexterna. Também as cargas eléctricas se distribuem diferentemente, sendo a facecitoplasmática, a que tem maior carga negativa, em geral. Fluidez : A membrana é umaestrutura fluida, o que significa que os seus componentes não ocupam posiçõesdefinidas e são susceptíveis de deslocações bidimensionais, de rotação ou de translação.Esta propriedade deve-se ao facto de, em geral, não se estabelecerem ligações fortes(covalentes) entre as diversas moléculas, mas, predominantemente, ligações lábeis(ligações de Van der Walls e pontes de hidrogénio). Para além dos movimentosreferidos, também os fosfolípidos podem trocar de camada (flip-flop). Permeabilidadediferenciada : A bicamada lipídica da membrana é impermeável aos iões,diferentemente permeável às moléculas consoante o respectivo peso molecular elipossolubilidade, e francamente permeável à água e aos gases (azoto, oxigénio, dióxidode carbono). Aplica-se-lhe, ainda que de forma pouco rigorosa, o conceito de membranasemi-permeável. Continuidade : Uma característica das membranas celulares reside nofacto de elas nunca apresentarem bordos livres ou descontinuidades; em todas asformações, desde a membrana plasmática, que limita a célula, à mais pequena vesícula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com