TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o mecanismo de atuação do Vibrio cholerae.

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 2

Questões – Cólera

 

Explique o mecanismo de atuação do  Vibrio cholerae.


A bactéria Vibrio cholerae, atua no intestino do hospedeiro, causando uma desordem intestinal, o que desencadeia um quadro clinico conhecido como cólera. Essa doença tem como principal sintoma a diarreia profusa, que pode chegar a causar a morte do indivíduo infectado, por desidratação, pela ação da proteína chamada de Toxina colérica.


Descreva o mecanismo de funcionamento dos receptores metabotróbicos.

Os receptores metabotrópicos necessitam da produção de um segundo mensageiro, para que assim seja ativado os canais iônicos específicos. Sendo assim, a ligação com o neurotransmissor vai ativar a resposta de uma proteína de membrana, a proteína G.
Quando essa proteína é ativada, sua subunidade alfa se libera das subunidades beta e gama, e migrarão na membrana para ativar a enzima adenilato ciclase, o que culmina com a produção do segundo mensageiro em questão: AMP cíclico (cAMP). O efeito de excitação ou inibição induzido por essa forma de recepção indireta dos neurotransmissores gera um potencial resultante mais lento e de maior duração.

Identifique a causa da diarreia aquosa.


A diarreia aquosa acontece por conta da bactéria Vibrio cholerae, que desencadeia a doença cólera, que tem como principal sintoma a diarreia.

Justifique a  redução dos batimentos cardíacos e hipotensão apresentada pela paciente.


A redução dos batimentos cardíacos se deu pela aceleração do coração para responder as necessidades dos tecidos, com menos volume sanguíneo. E a hipotensão acontece pela perda do volume sanguíneo do indivíduo.

Referências:

MSF pelo mundo, 2016. Disponível em: http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/colera

Neurotransmissores – drogas e doenças mentais, 2011. Disponivel em: http://neurotransunb.blogspot.com.br/2011/06/sinapses-iii-receptores-na-membrana-pos.html?m=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com