TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Nome científico: Vibrio cholerae

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Vibrio cholerae

Nome científicoVibrio cholerae

O Vibrio Chorelae é o agente causador da cólera, esse bacilo gram- negativo se destaca principalmente por sua forma de locomoção, se movimenta por meio de flagelos tornando o homem e alguns animais marinhos reservatórios usuais. A doença tem um período de incubação relativamente curto, varia de algumas horas até no máximo três dias, a infecção pode sintomática ou assintomática, a diminuição da acidez gástrica favorece para o aumento da infecção e sintomas mais prejudiciais do que deveria.  

A cólera corresponde a casos de súbita e intensa diarreia líquida, acompanhada ou não de vômitos e cãibras musculares. Geralmente não há dor abdominal na cólera, mas é frequente a mialgia e a sede intensa. Inicia-se com aumento de peristaltismo, sensação de plenitude e borborigmos no abdome, geralmente seguido de diarreia. As primeiras evacuações ainda não têm aspecto de água de arroz.

O diagnóstico da doença ocorre principalmente através do exame labotorial de cultura de fezes ou vômitos de pacientes, coletados em meios apropriados e transportados adequadamente, para identificação do V. cholerae O1 toxigênico e de sua caracterização sorológica.

O tratamento é simples e barato e deve ser feito preferencialmente no local do primeiro atendimento. Em situações epidêmicas, os serviços de saúde devem estar adequados para atender e tratar os doentes de sua área geográfica, evitando transferências para outros locais. O início da terapêutica independe dos resultados dos exames laboratoriais. A prevenção dos óbitos está na dependência da qualidade e agilidade da assistência médica prestada e a descentralização pode ser fundamental para o alcance desse objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com