TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressionismo

Trabalho acadêmico: Expressionismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

C. E. José Sarney Costa

Pindaré-Mirim 28/08/2014

Disciplina: Arte

Prof.: Juraneide

Alunos: Beatriz Freitas; Beatris Sousa; Brunna Cristina;Darlleny Mendes;David Lima; Kyrnna Aguiar; Larissa Cardoso; Tallyta Melo; Rosa Dália Oliveira;

Expressionismo

2014

Não haverá Borboletas se a vida não Passar Por Longas e Silênciosas metamofoses.

(desconhecido)

Indice

Introdução……………………………………………………1

Expressionismo…………………………………………….2

Origem…………………………………………………………3

Caracteristicas……………………………………………..4

Expressionismo no Brasil……………………………..5

Músicas Expressionistas……………………………….6

Referencias Bibliograficas……………………………7

INTRODUÇÃO

Denominam-se genericamente expressionistas os vários movimentos de vanguarda do fim do século XIX e início do século XX que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. O Expressionismo não se confunde com o Realismo por não estar interessado na idealização da realidade, mas em sua apreensão pelo sujeito. Guarda, porém, com o movimento realista, semelhanças, como uma certa visão anti-"Romantismo" do mundo.

EXPRESSIONISMO

O movimento artístico denominado Expressionismo surgiu na Alemanha, na cidade de Dresden, cerca do ano de 1905, em oposição ao Impressionismo e ao Cientismo de carácter anti-racionalista. A designação, aplica-se a toda a arte e tem como característica a capacidade de destorcer a realidade, dando-lhe uma expressão trágica ou caricatural aos temas, deformando as imagens e empregando cores exuberantes e patéticas, em largas manchas de violento contraste, que lhes permite retratar a violência das paixões e as emoções pessoais e provocar nos espectadores reacções da mesma ordem. Os pormenores encontram-se dispostos de uma forma muito ritmada e dinâmica.

A noção de perspectiva é substituída pela organização do espaço e pela utilização de cores muito acentuadas que sugerem a profundidade e o modelado. Tenta-se exprimir as forças que agitam ou dilaceram a alma humana e as suas emoções interiores ou até uma visão muito pessoal do artista. É uma forma de expressão muito subjectiva em que os artistas estabelecem uma ligação afectiva com tudo o que representam. As suas obras têm, por isso, um carácter muito emotivo e tenso. Procura-se denunciar a alienação do Homem, a sua profunda solidão, através de uma linguagem imediata, brutal, agressiva, com uma violência quase primitiva, onde se procurava exprimir a angústia que tortura os indivíduos.

ORIGEM

O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas". Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surge como uma reacção ao positivismoassociado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".

O expressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjectiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo não tem uma época ou um espaço geográfico definidos, e pode mesmo classificar-se como expressionista a obra de autores tão diversos como o holandês Piet Zwiers, Matthias Grünewald, Pieter Brueghel, o Velho, El Greco ou Francisco de Goya. Algunshistoriadores, de forma a estabelecer uma distinção entre termos, preferem o uso de "expressionismo" – em minúsculas – como termo genérico, e "Expressionismo" – com inicial maiúscula – para o movimento alemão.

CARACTERISTICAS

Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. As obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente e na carência de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi mais que uma forma de expressão, ele foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que politicamente isto era o que menos interessava.

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh, que, com seu estilo único, já manifestava, através de sua arte, os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com