TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Walter Groupius E O Expressionismo Alemão

Casos: Walter Groupius E O Expressionismo Alemão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 13

WALTER GROPIUS, O EXPRESSIONISMO ALEMÃO E A BAUHAUS.

1.1 WALTER GROPIUS E AS CARACTERISTICAS DA BAUHAUS

Considerado um dos principais nomes da Arquitetura do século 20, Gropius foi fundador da escola vanguardista de arte e arquitetura Bauhaus.

- Tendência em acreditar que as formas arquitetônicas podiam ter por si próprias os potenciais redentores.

- Moralismo de Pugin que dizia que boas formas cristãs (ou seja, góticas) aceleravam uma retenção moral.

- Acreditavam que nessa época o indivíduo estava arrancado de seu entorno e sem orientação.

- Fundada em 1919 pela Fusão de duas instituições existentes em Wieman – uma cidade da Alemanha

- Academia de Belas Artes e Escola de Arte Aplicada

- Uma nova integração espiritual e social onde artistas e artesãos seria a junção perfeita para criar uma edificação simbólica

- Representação das Catedrais Góticas, as quais representavam um projeto bonito, mas não executável.

- Acredita que as Catedrais havia sido o resultado de um trabalho de artesãos sem Projetistas Conscientes

- Manifesto “Catedral do Socialismo” (Uma imagem expressionista que lembra uma catedral que passa uma imagem mais emotiva do que executável).

- União entre Sensibilidade Estética e Projeto Utilitário.

- Inicialmente o aluno era tratado como aprendiz onde tinha como obrigação:

- Criar noção de tecelagem e outros trabalhos manuais que pudessem ser uteis na decoração e articulação dos espaços.

- Estudo da forma, onde estudavam composição formal, cores, texturas, expressões e as aulas seriam dadas por pintores de quadros.

- Curso Básico para desaprender os hábitos e clichês das tradições “acadêmicas”, onde os alunos tinham que utilizar materiais naturais e formas abstratas, liberando assim sua expressão instintiva.

CAPA DO PRIMEIRO MANIFESTO DA BAUHAUS CASA SOMMERFIELD – BERLIM

http://www.vitruvius.com.br/ https://pirandonopapiro.wordpress.com

1.2 CASA SOMMERFELD – 1ª EDIFICAÇÃO DA BAUHAUS

Arquiteto: Walter Gropius

Construído: 1920-21

Localização: Berlim, Alemanha

É o primeiro grande projeto conjunto da Bauhaus e um belo exemplo da tentativa de criar uma "obra unificada de arte." O seu desenvolvimento envolveu todas as áreas de trabalho que se formaram na escola, Joost Schmidt nos tamanhos das escadas, a porta ou a tampa do radiador, Marcel Breuer cadeiras de design, contraste de ritmo, forma e sentido fora das aulas por Johannes Itten, Josef Albers feito janela de vidro colorido para a escada. As linhas angulares e as razões para a refração da luz gravura de madeira por Martin Jahn são o expressionista e visionário da casa.

CASA SOMMERFELD

https://arquitecturablanca.com

DETALHE DA PORTA DETALHE DOS VIDROS

http://www.vitruvius.com.br/ http://www.vitruvius.com.br/

1.3 JOHANNES ITTEN E A BAUHAUS

Primeiro professor da Bauhaus – Pintor Suíço

- Passar aos alunos ideias pedagógicas de antes da guerra

- Ensinava as formas e ainda mais os sentimentos das construções

- Ideias Simbolistas da geração anterior á guerra

- Relação de configuração visual e certos tipos de espíritos

- Conduzindo os alunos de forma religiosa, onde nas aulas havia respiração profunda, relaxamento mental, autodescoberta.

- O primitivismo era um dos principais elementos nas atitudes expressionistas.

- A sua metodologia baseava-se em dois conceitos opostos (ou complementares):

- Intuição e método ou experiência subjetiva e cognição objetiva.

- Na Bauhaus desenvolveu um Curso Preliminar Vorkus cujo objetivo era eliminar da mente do aluno todos os preconceitos que ele trazia, fazendo-o recomeçar a partir do zero.

- A expressão linguagem visual surge como um vocabulário de elementos básicos (pontos, linhas, formas, texturas e cores), organizados numa gramática de contrastes (equilíbrio/instabilidade, simetria/assimetria, duro/suave, leve/pesado).

2.1 ERICH MENDELSOHN E O EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Expressionismo é o nome utilizado para uma tendência antirracional na arte, que se manifesta em obras com formas complexas, recortada ou fluída

Tinha 27 anos quando a guerra começou

- Organismos Vitais

- Judeu

- Tentativa de relacionar suas formas com o simbolismo geométrico antigo textos místicos judeus.

- 1920 Teve a chance de expor suas fantasias em um edifício real:

2.2 TORRE EINSTEIN

Arquiteto: Erick Mendelsohn

Construído: 1921-1923

Localização: Postdam, Alemanha.

O edifício do Instituto de Astrofísica de Potsdam (cidade vizinha de Berlim), também conhecido por Einsteinturm ou Torre Einstein foi encomendado a ErichMendelsohn pela Fundação Einstein em 1921. A fundação pretendia construir um complexo laboratorial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com