TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Humanas Sociais

Por:   •  23/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Ciência Humanas Sociais

Atividade – 01 – Conceito de Sociedade

- Leia a frase a baixo

- Explique e exemplifique-a.

“A sociedade é um fenômeno dialético por ser produto humano, e nada mais que um produto humano, que, no entanto, retroage continuamente sobre o seu produtor. A sociedade é um produto do homem [...] o homem é um produto da sociedade”  (BERGER, 1985, p.15)

     A sociedade está dentro de um processo dialético que envolve o homem e sua capacidade de criar. O fato é que o homem é produto da sociedade e a sociedade produto humano, desta forma um depende do outro. O homem é um ser que por ter capacidade cognitiva elevada, levando-se em consideração os outros seres vivos conhecidos, tendo assim uma supremacia sobre eles. Assim o homem pensa e executa, constrói e destrói sua realidade física através da intervenção no meio ambiente com base em sua liberdade de escolha. Portanto, o homem torna-se um produto da sociedade quando decisões tomadas pelos seus ancestrais refletem na sociedade atual, assim a sociedade retroage sobre o seu produtor, mostrando que “O Mundo é resultado de escolhas que fizermos” – Mario Sergio Cortella.

     Essa constante atividade física e mental do homem, lhe proporciona o poder de mudar a sociedade, porém toda mudança recai sobre o homem em sua próxima geração. Exemplo disto e o que está acontecendo no Brasil nos dias atuais, onde valores importantes para o convívio em sociedade estão se perdendo, e novas direções estão sendo tomadas e estas recaíram sobre a próxima geração, questão essa que nos leva a pensar em que sociedade queremos que a próxima geração viva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com