TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATOS INTERESSANTES

Resenha: FATOS INTERESSANTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

CURIOSIDADES

Adaptação: Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha

Direção-geral: Geraldo Casé

Supervisão: Edwaldo Pacote

Período de exibição:07/03/1977 – 31/01/1986

Horário: 17h25; 16h45 (com reprise às 8h)

Periodicidade: segunda a sexta

Sito do Picapau Amarelo foi adaptado pela primeira vez para a televisão em 1952, na TV Tupi. O programa ficou 11 anos no ar e foi um grande sucesso da emissora. Em 1964, o infantil ganhou uma versão na TV Cultura de São Paulo e, em 1967, na TV Bandeirantes.

Assim como tiveram a preocupação de respeitar a obra de Monteiro Lobato, os autores procuraram aproximar o programa da realidade e da linguagem da época, não esquecendo as diferenças entre o Brasil de 1977 e o da década de 1930. Era preciso manter o aspecto rural, sem esquecer a grande parcela da população infantil das cidades grandes, para quem a informação sobre o meio urbano também era importante. Para isso, o personagem Pedrinho tornou-se a ligação do sítio com a cidade.

Como exemplo de preocupação com a atualidade dos episódios, o diretor Geraldo Casé conta que colocou um aparelho de televisão na sala de Dona Benta, embora nem sempre estivesse ligado. Mesmo com as intervenções, o programa procurava ser atemporal. Houve ainda a preocupação de não urbanizar demais a parte rural, para que não fosse perdido o contraste por que passa uma criança que sai do centro urbano e vai para um sítio.

Em entrevistas na época da estreia do programa, Wilson Rocha, um dos redatores da série, ressaltou a tentativa de recuperar palavras e expressões favoritas de Monteiro Lobato. Para isso, o programa contava com o apoio de uma equipe especializada em linguística, ciência, educação, psicologia, pesquisa e sociologia, e a seleção do conteúdo de cada capítulo era feita pelos autores e pelo grupo de apoio pedagógico.

Zilka Sallaberry contou que, inicialmente, não gostou de ser convidada para interpretar a simpática Dona Benta. A atriz não achava possível dar vida a uma personagem tão diferente dela, uma senhora calma, que vive em um pacato sítio no interior: Zilka não conseguia passar um final de semana longe da cidade, não gostava muito do contato com a natureza. Como as gravações do programa seriam feitas em um sítio especialmente planejado para a série, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, ela ficou desesperada. Mas não teve como recusar o papel. No primeiro dia de gravação, no entanto, Zilka se apaixonou pela personagem, uma das mais marcantes de sua trajetória profissional, e conquistou o coração do público.

José Mayer, num de seus primeiros trabalhos na TV Globo, dublou o personagem Burro Falante, substituindo o ator Ivan Setta. Ary Coslov, diretor de várias novelas e outros programas da TV Globo, fazia o personagem Jabuti no programa.

Em outubro de 1982, foi ao ar o especial musical Pirlimpimpim, como parte das comemorações do centenário de nascimento de Monteiro Lobato, com a participação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Em outubro de 1984, houve uma segunda edição do especial, chamadaPirlimpimpim II, que também contou com a participação do pessoal do Sítio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com