TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRO TIRÓIDE E SUAS HORMÔNIAS

Seminário: FERRO TIRÓIDE E SUAS HORMÔNIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

A GLANDULA TIREOIDE E SEUS HORMONIOS

A glândula tireóide localiza-se abaixo da laringe a cada lado e antes da traquéia. Secreta dois hormônios importantes tiroxina e triiodotironina chamados de T4 e t3 e tem o efeito de aumentar a taxa metabólica do corpo. Essa glândula também secreta calcitonina, hormônio importante para o metabolismo do cálcio. A isenção da secreção da tireóide faz com que a taxa do metabolismo reduza entre 40 à 50% do valor normal, e o excesso dessa secreção podem então fazer com que a taxa metabólica basal suba entre 60 à 100% acima do normal. A secreção tiroidiana é primeiramente controlada pelo TSH (hormônio-estimulante, secretado via glândula hipófise anterior. Age nas funções de órgãos importantes como coração, cérebro, fígado e rins, podendo interferir no crescimento de crianças e adolescentes, concentração de humor, controle emocional entre outros, é fundamental estar em bom estado de equilíbrio para garantir harmonia no organismo. (GUYTON,1996 p.860)

Hormônios Tireoidíano

Os horminios tiereoidianos tem ações importantes no aumento na transcrição de genes, no crescimento, no desenvolvimento do SNC, no metabolismo, no sistema cardiovascular e no sistema respiratório (BIONDI/COOPER,2012 p 303).

Tiroxina

A tiroxina (T4) é também chamado de tetraiodotironina. A glândula tireoide sintetiza e lança esse hormônio na corrente sanguínea junto com a triiodotironina (T3). Para que sejam formadas quantidades normais de tiroxina, 50 mg de iodo ingerido sob a forma de iodeto são necessários anualmente, cerca de 1 mg semanalmente. Cerca de ¾ da tirosina iodetada na tireoglobulina, nunca se transformam em hormônios tireóideos mais permanecem monoiodotirosina e diiodotirosina. Tem como função estimular o metabolismo basal das células, usando como mecanismo o aumento de número e tamanho das mitocôndrias, aumento no transporte de íons, aumento no catabolismo de carboidratos e lipídeos, aumenta a formação das enzimas, aumenta o oxigênio nas células, estimula a secreção das glândulas endócrinas. (GUYTON,1996 p.861)

Tem como função regular a velocidade do metabolismo, e oxigenação dos tecidos, participando do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Sua produção elevada é chamada de hipertireoidísmo , tendo como principais sintomas fraqueza muscular, tremores nas mãos, taquicardia, perda de peso importante, irritabilidade, ansiedade e insônia. (BIONDI/COOPER 2012 p.306)

Triiodotironina

O hormônio triiodotironina (T3) é sintetizado pela glândula tireoide, tendo secreção regulada por estímulos produzidos pela hipófise. A tiroxina e triiodotironina, ao entrarem no sangue, a totalidade de ambas combina-se imediatamente com outras proteínas plasmáticas, sobretudo com a globulina fixadora da tiroxina, e menos com a pré-albumina fixadora da tiroxina e a albumina. (GUYTON, 1996 p.861)

A falta desse hormônio pode causar deficiência visual ressaltando a órbita ocular,causando exoftalmia, até Bócio. Quando produzido em excesso obtem-se o hipotiroidismo, apresentando os sintomas de intolerância ao frio, sonolência, constipação, inchaço nas pálpebras, diminuição do apetite, ganho de peso e depressão . A triiodotironina corresponde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com