TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA DE SENSAÇÃO

Relatório de pesquisa: FISIOLOGIA DE SENSAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

FISIOLOGIA DAS SENSAÇÕES

Alessandra Maria Monteiro e Silva, Eduardo Fabiano Viana Barreto, James Chagas Almeida, José Roberto Pimentel Cabral de Seixas, Marcelle Moreira Veras de Brito, Pedro Eickmann Bruno da Cunha e Pedro Luiz de França Neto

Universidade Federal de Pernambuco – Fisiologia - Departamento de Fisiologia e Farmacologia - Biomedicina

Introdução

A fisiologia sensorial é a ciência que estuda as diversas áreas das sensações de estímulo do corpo. O sistema sensorial é composto por receptores sensoriais, estruturas responsáveis pela percepção de estímulos provenientes do ambiente e do interior do corpo. Essas terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Estes têm a capacidade de transformar os estímulos em impulsos nervosos, os quais são transmitidos ao sistema nervoso central, que por sua vez, determina as diferentes reações do nosso organismo.

Os receptores sensoriais são classificados de acordo com o estímulo que conseguem captar. Os quimiorreceptores são transmissores de informações acerca de substâncias químicas dissolvidas no ambiente. Localizam-se principalmente na língua e no nariz. Os termorreceptores detectam estímulos de variação térmica. São encontrados na pele. Os mecanorreceptores conseguem captar estímulos mecânicos. Localizam-se na pele. Os fotorreceptores detectores de luz encontrados nos olhos. Os receptores de dor são classes de dendritos presentes na pele humana.

O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a perceber as variações dos meios interno e externo, a difundir as modificações que essas variações produzem e a executar as respostas adequadas para que seja mantido o equilíbrio interno do corpo (homeostase). São os sistemas envolvidos na coordenação e regulação das funções corporais.

Objetivos

Este tudo tem como objetivo mostrar como funciona na prática o processamento e a transmissão sensorial-motora através de mecanismos anátomo-fisiológicos do sistema nervoso. Usando artefatos numa aula prática de Fisiologia na Universidade Federal de Pernambuco, grupos de seis alunos faziam testes para mostrar que cada parte do organismo responde de maneira diferente a estímulos iguais.

Materiais e Métodos

Primeiro teste (Discriminação de pontos): Duas varetas do jogo “Pega Vareta”.

O teste consiste em, usando as duas varetas, espetar levemente um voluntário de olhos vendados, com a ponta das varetas, ao mesmo tempo (é importante para a precisão dos resultados que as duas varetas toquem o voluntário ao mesmo tempo). Pergunta-se então se ele está sentindo em um ou dois pontos, repetindo o procedimento em diferentes regiões do corpo, com diferentes distâncias entre as varetas.

Segundo teste (Topognosia): Dois objetos, que caibam na mão, de pesos levemente diferentes.

O voluntário deverá estar com olhos fechados, ou vendados. Na primeira etapa, os braços do voluntário deverão estar apoiados em uma mesa, e os dois objetos serão colocados lentamente sobre suas mãos abertas. Pergunta-se qual dos dois é o mais pesado. Nessa primeira etapa o voluntário deverá responder sem tirar os braços da mesa. Já na segunda etapa, o procedimento é o mesmo, porém os braços do voluntário não estão mais apoiados e seus movimentos serão permitidos. Novamente pergunta-se qual é o mais pesado.

Terceiro teste (barognosia): Duas canetas de pontas porosas.

Uma caneta será dada ao voluntário, que estará vendado ou de olhos fechados. Com a outra caneta, marca-se um ponto em alguma parte do corpo do voluntário. Então ele terá que tentar fazer um ponto no mesmo lugar em que foi marcado. É ideal que se faça em diferentes regiões do corpo, observando, sempre, a proximidade entre os pontos.

Quarto teste (Sistema ântero-lateral): Três copos, um com água fria, um com água morna e um com água em temperatura ambiente.

Posicione os copos de maneira com que o que contém água em temperatura ambiente fique no meio, e os outros dois, nas pontas. O voluntário deverá colocar o dedo indicador de cada mão nos copos das pontas (frio e morno) e deixar lá por alguns instantes. Passados estes, os dois dedos devem ser retirados dos copos e colocados, juntos, ao mesmo tempo, no copo com água em temperatura ambiente. É importante o cuidado com a temperatura da água, para evitar queimaduras.

Resultados

Ao realizarmos o teste de discriminação de pontos e topognosia, observou-se que quanto mais distal, mais precisos são os resultados. Isso pode ser explicado observando-se o mapa cortical do homúnculo sensorial, no qual há uma maior presença de células sensoriais em áreas como as das mãos. Nas áreas mais distais, cada neurônio, é responsável por uma região menor, o que facilita a diferenciação de pontos, mesmo sendo muito próximos. A taxa de convergência entre os neurônios distais é menor, ou seja, o estímulo que é transmitido a um neurônio secundário originando-se de um número menor de neurônios primários, diferente de áreas mais proximais em que um secundário é estimulado da mesma forma por vários primários, em locais distintos o que causa uma maior imprecisão para distinguir pontos em locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com