TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FISIOLOGIA PRATICA

Trabalho Universitário: FISIOLOGIA PRATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

Quando estamos em repouso, nosso coração e pulmões funcionam de forma constante e regular. O coração é formado pelo músculo do miocárdio e suas contrações é que fazem o bombeamento de sangue para todo o corpo, onde levam nutrientes e principalmente oxigênio, para que as células possam produzir energia, mantendo assim constante as funções do corpo.

A velocidade de transferência do calor é proporcional ao produto do fluxo sanguíneo local e à diferença de temperatura entre o músculo e o sangue arterial. Desta maneira, grande parte do calor produzido pelos músculos trabalhados é transferida para o resto do organismo pela circulação. Quando isso ocorre, a temperatura interna como um todo começa a se elevar, desencadeando reflexos fisiológicos que promovem um aumento da transferência do calor interno para a pele e desta para o meio ambiente. Estes reflexos servem para diminuir e eventualmente cessar o aumento da temperatura do organismo, pois seu aquecimento excessivo durante o exercício reduz a eficiência do sistema circulatório, limitando a capacidade do coração de liberar sangue oxigenado na velocidade necessária para a pele e para os músculos. Portanto os mecanismos de transferência de calor para o ambiente são fundamentais para a fisiologia humana, para que desta maneira o corpo possa tentar buscar sua temperatura comum, como pela transpiração.

O complexo sistema da contração muscular, quase sempre se mantém constante, variando de pessoa para pessoa. Essas contrações tem um ritmo denominado frequência cardíaca, que se mantém, em geral, de 80 até 100 batimentos por minuto. Quando se realiza um esforço físico, nosso corpo precisa de mais energia e, consequentemente, mais oxigênio. Para isso, o coração acelera os batimentos, os tornando mais rápidos. No teste feito em sala de aula, os batimentos cardíacos da aluna, após o esforço físico foram para 105 batimentos por minuto, levando em consideração o fator de ela praticar atividade física regularmente e de ser fumante.

Nesse momento do esforço físico, as contrações musculares provocam mudanças momentâneas na homeostasia do corpo e, para restabelecer o equilíbrio celular, o organismo realiza diversas ajustes. Os neurônios simpáticos localizados em diferentes níveis do sistema nervoso central têm ação muito maior em relação ao parassimpático, e sua principal característica é de atuar como cardioacelerador. Isso ocorre graças à estimulação dos neurônios simpáticos que agem na despolarização no nódulo sinoatrial e induzem o coração a bater mais rapidamente. Com isso, é liberado mais cálcio nos túbulos T, fazendo com que as contrações sejam mais rápidas. Com o sangue circulando mais rapidamente, ele também é oxigenado mais rápido. Após dez minutos de o esforço ter sido realizado, observa-se que as frequências cardíaca e respiratória voltam aos seus níveis normais. Isso se deve, ao fato de que quando entramos novamente no estado de repouso, as alterações na homeostasia do corpo ainda estão acontecendo. Quando as contrações musculares cessam, o cérebro recebe a mensagem de que não há mais necessidade de produzir energia extra. Então o sistema parassimpático são estimulados e estes liberam uma substância chamada acetilcolina que retarda o ritmo da descarga do nódulo sinoatrial e torna o coração mais lento.

Além disso, observamos, também em sala, a mudança de pressão arterial que após ser submetido a esforço se eleva, pois quando se realiza um esforço físico, nosso corpo precisa de mais energia e durante o exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com