TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática de Fisiologia

Por:   •  12/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE

  1. Conceitue: sarcolema, sarcômero, retículo sarcoplasmático, sarcoplasma.

Sarcolema: é a membrana celular da fibra muscular. O sarcolema consiste de verdadeira mamburana celular, chamada membrana plasmática, e com revestimento de fina camada de material polissacarídeo contendo muitas fibras colágenas delgadas.

Sarcômero: é o segmento da miofribila ou de toda a fibra a muscular situados entre dois discos Z sucessível.

Retículo sarcoplasmático: circunda as miofibrilas de cada fibra muscular. Este retículo tem organização especial que é extremamente importante para o controle da contração muscular.

Sarcoplasma: é o líquido intracelular que preenche os espaços entre as miofribilas, tendo este uma grande quantidade de potássio, magnésio e fosfato, além de múltiplas enzimas proteicas. Além destas substancias citadas, existe também uma grande quantidade de mitocôndria situadas paralela as miofibrilas, que fornecem uma grande quantidade de ATP.

  1. Considerando o mecanismo da molecular da contração muscular, escreva o papel dos seguintes personagens nessa contração esquelética: actina, miosina, tropomiosina, troponinas C, T e I, titina e cálcio.

Actina: auxilia na contração muscular com a miosina, se uma maneira mais explicativa, cada filamento é composto por moléculas de actina –G polimerizadas ligadas a uma molécula de ADP, que por sua vez formam locais ativos nos filamentos de actina que interagem com as pontes cruzadas de miosina gerando assim a contração muscular

Miosina:

Tropomiosina: recobrem o sítio ativo da actina no estado de repouso e descobrem no momento do contração muscular

Troponina C: forte afinidade com os íons cálcio

Troponina T: tem forte afinidade com a tropomiosina

Troponina I: tem forte afinidade com a actina

Titina: Garanti a manutenção da arquitetura do sarcômero durante o seu alongamento, ou seja, a titina mantém a miosina entre os filamentos de actina, assegurando a conformação estrutural do sarcômero mesmo quando alongado.

        A titina permiti o retorno do sarcômero ao seu comprimento original quando uma carga de alongamento é retirada, devido à sua elasticidade, sendo assim, a titina oferece resistência ao alongamento muscular.

Cálcio: o íon cálcio ativa as forças atrativas entre os filamentos de miosina e actina, fazendo com que ao lado uma da outra, realizando assim o processo contrátio.

  1. Qual o papel da ATPase durante o processo de contração?

A ATPase possui propriedades que permite que a cabeça (miosina) clive o ATP e utilize a energia derivada das ligações de alta energia do fosfato do ATP para energizar o processo de contração.

 4) O que explica a teoria “Walk – Along” da contração?

5) Diferencie contração isométrica e isotônica, dê exemplos.

Contração isométrica é quando o músculo não encurta durante a contração. Ex: realiza-se um exercício de rosca direta, aonde segura-se o peso em uma determinado ângulo em que o músculo se mantenha estirado, mas, sobe tensão devido a sobrecarga imposta pelo peso colocado.

Contração isotônica é quando o músculo encurta durante a contração. Ex: exercício de rosca direta, ande se realiza o exercício fazendo flexão de braço, encurtando a musculatura.

6) Quais são as fontes de energia para que ocorra a contração m.esquelética?

7) Fibras rápidas versus fibras lentas, qual o papel delas e como as mesmas podem ajudar a diferenciar a função dos músculos?

Fibra de contração rápida: são fibras grandes para que realizem grandes forças de contração, possuem um retículo endoplasmático muito extenso pois precisam de uma grande liberação de cálcio para que ocorra contração, também precisam de grandes quantidades glicolíticas para rápida liberação de energia pelo processo glicolítico, tem um suprimento de sangue menos extenso e com um menor número de mitocôndrias, devido ao metabolismo ser secundário, e por conta destas peculiaridades citadas, estes músculos são chamados de músculos brancos.

Fibra de contração lenta: compõem músculos que reagem lentamente, são músculos menores tendo os vasos sanguíneos e os capilares mais extensos, para suprir quantidades a mais de oxigênio, este tipo de fibra possui mitocôndrias em maior número, para que assim tenha um maior suporte aos altos níveis de metabolismo oxidativo, com grande quantidade de mioglobina nas fibras, sendo estes tipos de fibras de contração lenta conhecidos como músculos vermelhos.

8) Explique o papel dos Túbulos T e mecanismo de liberação do cálcio pelo reticulo Sarcosplasmático e recapitura do mesmo durante a contração muscular.

Este penetram na fibra muscular de um lado para outro e propagam o potencial de ação, em seguida os potenciais de ação no túbulo T provocam a liberação de íons cálcio próximo da miofibrila e estes íons causam então a contração muscular. Na membrana dos túbulos se encontram proteínas integrais que a transfixam chamadas Proteínas DHP por terem afinidade por dihidropiridina, substância inibidora da abertura de seus canais cálcio-seletivos intrínsecos, quando ocorre a despolarização do túbulo T, é induzido a alteração da conformação das proteínas DHP, e esta modificação é transmitida aos podócitos que se encontram em contato com tais proteínas. Os podócitos são projeções citoplasmáticas de proteínas integrais da membrana do retículo sarcoplasmático, chamadas Proteínas Receptoras de Rianodina(RyR1), a mudança de conformação de RyR1 se transmite à outra proteína ligada à este receptor, chamada Triadina, todos estes processos apresentados fará com que o cálcio saia do retículo sarcoplasmático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com