TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FONTE ENERGÉTICA EÓLICA

Por:   •  27/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

UNINOVE-

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ENERGIA EÓLICA

UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA

SOLANGE DOS SANTOS

SÃO PAULO/SP

JUNHO DE 2017

UNINOVE-

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

ENERGIA EÓLICA

UMA FONTE DE ENERGIA LIMPA

Docente: Dra. Heidy Rodriguez Ramos

Discente: Solange dos Santos- Ra: 2115200808

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Nove de Julho, como requisito para a obtenção de nota da disciplina de Matrizes Energéticas E Sustentabilidade do curso de Tecnologia Em Gestão Ambiental.

                                                                                       

                                                                                                             

SÃO PAULO/SP

JUNHO DE 2017

1-Resumo

Neste presento projeto, está elucidado um breve histórico da fonte de energia eólica. A sua importância atual para a sociedade que está totalmente dependente da eletricidade para seus afazeres diários. Além do potencial energético que o Brasil tem elencando principalmente a região sudeste onde está localizada uma das maiores metrópoles do mundo que é a grande São Paulo, mostrando suas características geográficas como relevo e clima que propiciam para formação de pontos de parques eólicos, para acrescentar na produção de energia hidrelétrica em épocas de estiagem.

1-Resumo        3

2-Introdução        5

2.1-Objetivo        6

2.2-Justificativa        6

3-Referencial Teórico        6

4-Método de pesquisa        7

4.1- Coleta dos dados        7

5-Resultados Esperados        7

6-Considerações finais        9

7- Referências Bibliográficas        10

2-Introdução

Atualmente, a fonte para produção energética é um dos temas de suma importância que está sendo cada vez mais discutido nos meios educacionais, como os centros de pesquisas de energias, escolas de ensino básico até universidades, todos visando a utilização de energia renovável e sustentável. A produção energética é de grande relevância, pois seu consumo está intimamente correlacionado com a qualidade de vida de uma sociedade (MARTINS, 2008). Todavia, este consumo vem sendo exacerbado e os custos ambientais para atender a esse aumento no consumo de energia vem sendo devastadores, além de que fatores ambientais também vem reduzindo a segurança energética, sendo esses, a ocorrência de longos períodos de estiagem que afetam a produtividade da biomassa e a geração hidroelétrica. Objetivando o uso de fontes que não acarretam a emissão de gases do efeito estufa (GEE) – a energia mecânica contida no vento vem se destacando e demonstra potencial para contribuir significativamente no atendimento dos requisitos necessários quanto aos custos de produção, segurança de fornecimento e sustentabilidade ambiental.

A primeira turbina de energia eólica do Brasil foi instalada em Fernando de Noronha em 1992, e desde então, principalmente depois do período de longa estiagem na década de 2000, vem se tornando mais importante o aproveitamento da energia eólica como fonte alternativa de energia para produção de eletricidade. Segundo Ortiz (2011), o potencial eólico para toda a margem brasileira até 100 m de profundidade é de 606 giga watt (GW).  O Ministério de Energia afirma o grande potencial de produção de energia eólica que o Brasil tem, estando em quinto colocado no mundo todo com o maior potencial produtor de energia eólica, sendo mais intenso de junho a dezembro, coincidindo com os meses de menor intensidade de chuvas. Isso coloca o vento como fonte complementar à energia gerada por hidrelétricas. No momento atual, a maior parte dos parques eólicos se concentra nas regiões nordeste e sul do Brasil, porém, quase todo o território nacional tem potencial para geração de energia eólica. Sendo assim, o objetivo desse projeto é mostrar o potencial energético que tem a região sudeste do Brasil, sendo essa fonte de energia de suma importância para esta região pois é onde está localizada uma das maiores metrópoles do mundo a grande São Paulo.

2.1-Objetivo

Descrever a importância do uso de fontes energéticas sustentáveis, como é o caso da energia eólica;

Apontar o potencial que o Brasil tem para a produção de energia eólica.

Apontar o potencial que a produção de energia eólica tem para contribuir quanto aos custos de produção;

Solidificar a importância da utilização da energia eólica para a sustentabilidade ambiental;

Atestar a segurança de fornecimento desta energia na região sudeste do Brasil, visando seu potencial pela localização geográfica e os efeitos climáticos decorrentes na região.

2.2-Justificativa

Tendo em vista que a produção energética é de grande importância para a sociedade, pois seu consumo está intimamente correlacionado com a qualidade de vida, considerando ainda a região sudeste brasileira onde localiza-se uma das grandes metrópoles que é a grande São Paulo e que sua fonte energética utilizada atualmente não está suprindo as necessidades dessa sociedade, faz-se necessário buscar fontes de energias alternativas, e sustentáveis como é o caso da energia eólica.

3-Referencial Teórico

Sabendo-se da necessidade de novas fonte energéticas, e visando a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, a fonte de energia gerada pela força dos ventos vem se destacando. A energia eólica é uma fonte renovável de energia mecânica e, atualmente, já existe tecnologia capaz de convertê-la em eletricidade. (ORTIZ,2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com