TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRANÇOIS MILLET ESTETICA HISTORIA DA ARTE II

Trabalho Universitário: FRANÇOIS MILLET ESTETICA HISTORIA DA ARTE II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 3

BIOGRAFIA

JEAN-FRANÇOIS MILLET

Jean-François Millet Pintor romântico e um dos fundadores da Escola de Barbizon na França rural. É conhecido como precursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.

Nascimento: 4 de outubro de 1814, Gréville-Hague, França

Falecimento: 20 de janeiro de 1875, Barbizon, França

Educação: École nationale supérieure des beaux-arts

Obras: The Gleaners, Angelus, The Sower, Pauline Ono, etc...

Períodos: Escola de Barbizon, Pintura do realismo, Realismo

Retrato de Millet por Nadar . Data desconhecida. Nacionalidade: Francês

Campo: Pintura

Movimento: Realismo

Os seus trabalhos iniciais, que denunciam uma inspiração direta no estilo dos pintores franceses François Boucher e Antoine Watteau, traduzem a grande influência exercida pela gramática rococó na pintura da primeira metade do século XIX.

Na década de 40, sob influência dos pintores Honoré Daumier e Courbet, Millet realizou um conjunto de pinturas que abordavam temáticas ligadas à paisagem, cruzadas com certa atenção pelos conteúdos sociais e humanos presentes no território rural.

Este interesse pelos valores sociais e políticos levou a que, em 1848, se juntasse às lutas do Quartier Rochechouart. No entanto, a necessidade de reencontro de um clima de calma para poder desenvolver a atividade pictórica assim como a necessidade de se confrontar diretamente com um meio rural, não contaminado e puro, levou-o à floresta de Fontainebleau, instalando-se em Barbizon, uma pequena povoação próxima dessa floresta. Aí integrou o grupo de artistas que formam a denominada Escola de Barbizon, formada, entre outros, pelos os pintores Charles Jacques e Théodore Rousseau.Um dos primeiros quadros que Millet pintou em Barbizon foi "O Semeador", datado de 1850, uma tela que sintetiza grande parte das preocupações estéticas e culturais de Millet e constituiu o precursor do conjunto pictórico de temática paisagística e de cenas da vida rural, lida a partir de um posicionamento crítico de análise social, que caracterizarão a sua obra futura. Na tela, procurando mostrar o homem simples, o pintor representou uma figura grandiosa de intensa dignidade, contra a vastidão do campo. Esta solução compositiva que procurava o contraste entre figuras monumentais em grande plano com um fundo imenso surge em muitas outras obras de Millet, tais como "As Respigadeiras", de 1857. O quadro apresenta de forma flagrantemente realista três camponesas recolhendo os restos da colheita, envoltas numa atmosfera dourada. Aqui a vida rural assumiu uma rara nobreza na síntese perfeita entre cultura e ordem natural.

Para além da pintura, Millet abordou outras expressões pictóricas como o desenho, notáveis pela qualidade compositiva e pela simplificação e monumentalização das formas.

OBRAS

JEAN-FRANÇOIS MILLET OBRAS

• The Gleaners 1857

• Angelus 1859

• The Sower 1850

• Pauline Ono

• La Méridienne

• Le Semeur

• Le Vanneur

• Le Repos des faneurs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com