TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE II BASEADO NO LIVRO "A HISTÓRIA DA ARTE" DE GOMBRICH

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.275 Palavras (10 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

TRABALHO DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE II

BASEADO NO LIVRO "A HISTÓRIA DA ARTE" DE GOMBRICH

DENIS YANAGU BARBOSA        R.A.: 1201595-2

Maringá

2014

Barroco

Origens e Características do Barroco 

O barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, ocasionada, principalmente, pelas fortes divergências religiosas e imposições do catolicismo e pelas dificuldades econômicas decorrentes do declínio do comercio com o Oriente. Gerou seu inicio nas artes plásticas e assim se manifestando na literatura, no teatro e na música. A Itália do século XVII foi o começo do barroco porém se manifestou por outros países da europa como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Todo o rebuscamento presente na arte e literatura barroca é reflexo dos conflitos dualistas entre o terreno e o celestial, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo presente no período renascentista. Ele permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII, pois entrou na América Latina, no século XVII, que veio por artistas que viajavam para a Europa, e continuou até o final do século XVIII.

A ideologia do Barroco é fornecida pela Contrarreforma. Em nenhuma outra época se produziu tamanha quantidade de igrejas, capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais. As obras de arte deviam falar aos fiéis com a maior eficácia possível, mas em momento algum descer até eles. A arte barroca tinha que convencer, conquistar e impor admiração, O estilo barroco apresenta forma conturbada, decorrente da tensão causada pela oposição entre os princípios renascentistas e a ética cristã. Daí a frequente utilização de metáforas, antíteses, paradoxos e inversões, estabelecendo uma forma contraditória, dilemática, na presença das figuras de linguagens, seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio, busca efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas, fortes contrastes de luz e sombra,pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

 Contexto histórico 

O Barroco, depois do processo de Reformas Religiosas, no século XVI, a Igreja Católica havia perdido muito espaço e poder, mais os católicos continuavam influenciando muito o cenário político, econômico e religioso em toda Europa. E então surge neste contexto a arte barroca e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.

Os monarcas, burgueses e o clero patrocinaram os artistas barrocos da época, As obras de pintura e escultura deste período são belas com muitos detalhes e retratavam as emoções da vida e do ser humano.
O significado da palavra "barroco" mostra bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.

O rococó ou mais conhecido como final do período barroco (século XVIII)  tem suas peculiaridades, porém as principais características do barroco estão cravadas nesta fase. No rococó suas obras apresentam curvas e muitos detalhes decorativos como conchas, flores, folhas e ramos, sempre relacionados à 
mitologia grega e romana, além dos cortes que também aparecem com frequência neste contexto histórico.

Barroco europeu

O barroco europeu surgiu na Itália após o Concílio de Trento, realizado de 1545 a 1563, que reuniu a cúpula da Igreja Católica e em que se decidiu pela oposição a certas inovações propostas por segmentos reformadores da Igreja. A Contra-Reforma, como ficou conhecida essa reação, significou um grande impulso para a arte religiosa. Interessada em popularizar a tradição e os ensinamentos cristãos, a Igreja Católica patrocinou artistas e artesãos, multiplicou a produção de ornamentos e imagens para a decoração dos templos, e irradiou essa tendência estética por diferentes lugares ao redor do mundo.

O incentivo dado pela Igreja à produção artística levou artistas de toda a Europa para a Itália, criando um intercâmbio que fez o barroco se espalhar rapidamente pelas principais capitais do continente. O realismo das imagens de Caravaggio, a dramaticidade e o movimento de obras como as de Carracci e Bernini logo repercutiram na arte religiosa européia.

No barroco europeu valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens aparecem de forma dinâmica valorizando a energia, a força e o movimento. Os temas principais são: mitologia, passagens da Bíblia e a história da humanidade. Costumavam retratar cenas de nobreza, burguesia, naturezas-mortas entre outros. A maioria dos artistas barrocos procuravam sua dedicação a decorar igrejas com pinturas e esculturas, utilizando a técnica da perspectiva, com esculturas de faces marcantes com emoções exageradas com foco na realidade e sofrimentos com predominação de detalhes em dourado, as esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas, os relevos e a utilização da cor dourada.

Um dos principais pintores do Barroco na Europa é o renascentista italiano Tintoretto por apresentar formas antecipadas, importantes características barrocas. Entre outros principais artistas podemos citar o  espanhol Velásquez, italiano Caravaggio, os belgas Van Dyck e Frans Hals, os holandeses Rembrandt e Vermeer e o flamengo Rubens.

Rococó

Desenvolveu -se na Europa no século XVIII. na cidade de Paris, procurando a leveza dentro dos excessos e liberdade sinuosa do Barroco. Se manifestou pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados do século, e se manteve presente na pintura, arquitetura, música e escultura.
A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas. Suas características  impactantes são de cores suave e luminosas, marcado pelas linhas delicadas e curvas, a natureza se destaca com o encanto de paisagens com pássaros, cascatas e plantas com temas da vida cotidiana que busca o a tranquilidade sensual e agradável. Representavam a vida aristocrática, e pouca influência religiosa com exceção do Brasil, o estilo 
rococó manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores, que se revestiram de abundante e delicada ornamentação. As salas e salões têm forma oval e as paredes são cobertas com pinturas de cores claras e suaves

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com