TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  18/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES UNIDAS DE PESQUISA, CIÊNCIAS E SAÚDE  

CURSO: BIOMEDICINA  

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ORGÂNICA 

 

 

 

 

ÁTOMOS - O MUNDO QUÂNTICO 

 

 

 

 

Helen Rocha Majewski da Silva 

  

Jequié-BA  

2015 

ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012; páginas de referência F15 á F19

  1. ÁTOMOS

 

"Os gregos antigos pensavam que a partir de quatro elementos - terra, fogo, ar e agua - podiam produzir todas as outras substâncias quando combinados nas porções corretas; seu conceito de elemento é semelhante ao nosso, mas sabemos que com base em experimentos existem na realidade mais de 100 elementos que em várias combinações compõem a matéria da Terra". (p.F15) 

 

"Os gregos perguntavam-se o que aconteceria se eles dividissem a matéria em pedaços cada vez menores, haveria um ponto no qual teriam que parar, porque os pedaços não teriam mais as mesmas propriedades do conjunto, ou eles poderiam continuar indefinidamente? Sabemos hoje que existe um ponto em que temos que parar. A matéria é feita de partículas inimaginavelmente pequenas que são chamadas de ÁTOMOS." (p. F15) 

 

"O primeiro argumento convincente em favor dos átomos foi apresentado, em 1807, pelo professor de escola elementar e químico inglês John Dalton. Ele mediu muitas vezes a razão entre as massas dos elementos que se combinavam para formar as substâncias a que chamamos de compostos e verificou que as razões entre as massas mostravam uma tendência." (p.F15) 

 

"A partir desses dados que Dalton desenvolveu sua hipótese atômica: 

  1. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos. 
  1. Os átomos de elementos diferentes têm massas diferentes. 
  1. Um composto utiliza uma combinação especifica de átomos de mais de um elemento. 
  2. Em uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos, porém trocam de parceiros para produzir novas substâncias." (p. F16) 

 

"A primeira suposição de Dalton teve de ser modificada porque hoje sabemos que os átomos de um elemento não são idênticos porque podem ter massa ligeiramente diferentes." (p. F16) 

 

"Não existem dúvidas de que os átomos existem e que eles são as unidades que formam os elementos." (p. F16) 

 

"Toda matéria é feita de várias combinações de formas simples da matéria, chamadas de elementos químicos. Um elemento é uma substancia formada por um único tipo de átomo." (p. F16) 

 

  1. MODELO NUCLEAR

"De acordo com o modelo nuclear corrente, um átomo é formado por um núcleo com carga positiva, que é responsável por quase toda a sua massa, cercado por elétrons com carga negativa.” (p.F16)

“Em comparação com o tamanho do núcleo, o espaço ocupado pelos elétrons é enorme (cem mil vezes maior), exemplo, se o núcleo de um átomo tivesse o tamanho de uma mosca no centro de um campo de beisebol, então o espaço ocupado pelos elétrons vizinhos seria aproximadamente igual ao tamanho do estádio inteiro.” (p. F16)

“A carga positiva do núcleo cancela exatamente a carga negativa dos elétrons circundantes, em consequência, o átomo é eletricamente neutro (sem carga). Como cada elétron tem uma carga negativa, para cada um deles deve existir uma partícula com uma carga positiva dentro do núcleo – prótons.” (p. F16)

“O número de prótons do núcleo atômico de um elemento é chamado de número atômico (Z) do elemento. Exemplo, hidrogênio - Z = 1, nos diz que o núcleo de um átomo de hidrogênio tem um próton.” (p. F16)

“Henry Moseley, um jovem cientista britânico, foi o primeiro a determinar números atômicos com precisão; ele sabia que, quando os elementos são bombardeados com elétrons rápidos, eles emitem raios x. As propriedades dos raios x emitidos por um elemento dependem de seu número atômico, e estudando os raios x de muitos elementos foi capaz de determinar seus valores de Z.” (p. F16)

“No início do século XX, avanços tecnológicos levaram a invenção do espectrômetro de massas, um instrumento que permite a determinação da massa de um átomo.” (p. F16)

No modelo nuclear do átomo, a carga positiva e quase toda a massa estão concentradas no pequeno núcleo e os elétrons com carga negativa que o rodeiam tomam quase todo o espaço. O número atômico é o número de prótons do núcleo. (p. F17)

  1. ISÓTOPOS

“A observação de que existem diferenças de massa entre os átomos de um elemento ajudou os cientistas a refinar o modelo nuclear, perceberam que o núcleo atômico continha outras partículas subatômicas além dos prótons. [...]que são partículas eletricamente neutras, chamadas de nêutrons.” (p. F17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (179.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com