TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filo Equinodermata na Biólogo

Por:   •  2/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal Goiano-Campos Rio Verde

Acadêmica: Jéssica Santana Borges

Professora: Lia Raquel

FILO ECHINODERMATA

Rio verde

2015

Características gerais

O filo dos equinodermos é um filo composto por animais conhecidos pelas pessoas em geral, sendo este representado pelas estrelas-do-mar, lírios-do-mar, serpentes-do-mar, ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e bolachas-da-praia.

Sistema nervoso difuso, descentralizados, usualmente consistindo em uma rede nervosa, anel nervoso e nervos radiais.

Em relação ao tamanho podem variar de pepinos e ser pentes de 1 cm á pepinos-do-mar que podem atingir até 2 m de comprimento.

O habitat desses animais é restrito, pois só existem representantes marinhos, tal fato é explicado por eles não possuírem estruturas osmorreguladoras e sua respiração ser cutânea. Por viverem somente no mar, eles estão bem distribuídos nos oceanos em diversas profundidades, sendo todos eles bentônicos.

São animais deuterostômios, com grande desenvolvimento celomático e um endoesqueleto composto por assículos calcários. Sua simetria corporal é dita como pentâmera, eles são os únicos animais pentâmeros.

O endoesqueleto calcário se origina do tecido mesodérmico do animal sendo esse endoesqueleto formado por ossículos calcários. Esse endoesqueleto formado por placas calcárias podem ser formados por placas simples ou placas compostas. Além disso, os espinhos que recobrem o corpo da maioria dos equinodermos partem do endoesqueleto.

Após o desenvolvimento da larva em um animal adulto a simetria pentâmera surge, e o corpo passa a ser formado por uma superfície oral (região que possui a boca) e aboral. Quando adultos tem simetria radial pentâmera básica.

São em sua maioria dióicos, e possuem trato digestivo completo (exceto em alguns casos onde ele é secundariamente perdido), e não possuem órgãos excretores. Possuem um sistema só deles chamado sistema ambulacral (formado por um sistema de canais responsáveis pelo fluxo de água do mar no organismo).

Trocas gasosas são feitas principalmente pelos pés ambulacrais, que é o sistema hêmico.

Classes representativas do filo Echinodermata

Classe Crinoidea: é representada pelos lírios do mar, com 625 espécieis viventes; Eles vivem fixados a um substrato através de um pendúculo, e a fixação fica por conta dos cirros. A superfície do seu corpo é chamada de tégmen. Possuem pódios que são responsáveis pela filtração, captura do alimento, trocas gasosas e eliminação de excretas. Possuem um cone anal que resolveu o problema que esse representante tinha de autopoluição. Tem um tecido germinativo difuso nas bases das pínulas genitais. Depois da fecundação, forma-se uma larva que é a mais primitiva dos equinodermos. O corpo dos crinóides está organizado na forma de um disco central e braços. O sistema vascula aqüífero de crinoidea opera completamente em função do liquido celomático. A maioria rastejam e nadam, são animais dióicos;

Classe Asteroidea: é representada pelas estrelas do mar, com 625 especies viventes;a parede de seu corpo consiste em uma cutícula fina, epiderme uniestratificada. O sistema vascular aqüífero abre para o exterior através de uma placa esquelética especial o madreporito. O sistema sanguíneo vascular é sistema hêmico. As trocas gasosas são feitas através de projeções da parede do corpo e dos pés ambulacrais. O sistema nervoso central é composto de um anel nervoso circum-oral e cinco nervos radiais, que se estendem ao longo dos ambulacros , partindo do anel. Possuem uma grande capacidade de regeneração, grande maioria é unissexual. a maioria das estrelas do mar são oportunistas ou comem carniças.

Classe Ophiuroidea: representadas pelas serpentes do mar, com 2000 especies viventes. Sua estrutura corporal é formada por disco central e cinto braços delgados, o sistema vascular é aqüífero igual ao do Asteroidea. o sistema vascular aqüífero  é como nos Asteroidea é sistema hêmico, com exceção do madreporito que é encontrado na face oral ao invés da aboral. Se locomovem pelos pés ambulacrais e braços. Seu sistema nervoso é composto de um anel nervoso circum-oral e nervos radiais. A maioria deles são unissexuada.  Tem uma variedade de alimentação algumas comedoras de carniças, supervisoras e comedoras de depósito, outras tem outros métodos de se alimentarem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com