TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Do Sistema Genital

Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia Do Sistema Genital. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 4

FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL MASCULINO

O sistema genital masculino é composto basicamente por:

• Testículos ou gônadas

• Vias espermáticas: canal deferente, epidídimo e uretra

• Pênis

• Escroto

• Glândulas anexas: próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais

Os testículos são as gônadas masculinas, são encontrados em par dentro da bolsa escrotal. São glândulas mistas que produzem como secreção interna os hormônios sexuais e como secreção externa o esperma. Sua localização dentro das bolsas escrotais se deve ao fato de possuírem células germinativas que dão origem aos espermatozóides que necessitam de proteção, sendo sua temperatura cerca de 2 graus a menos que o corpo todo, mantendo assim os espermatozóides vivos, pois necessitam de uma temperatura menor. Composto por um emaranhado de tubos, os ductos seminíferos, que são formadas pelas células de sustento e pelo epitélio germinativo, onde ocorre a formação dos espermatozóides. Em meio aos túbulos seminíferos existem as células intersticiais que são responsáveis pela produção da testosterona, hormônio masculino que age nas características sexuais secundárias masculinas (crescimento de pelos pubianos e axilares, engrossamento da voz, crescimento da caixa torácica e dos ombros, aumento da massa muscular etc)

O epidídimo é o local onde os espermatozóides são armazenados até o momento da ejaculação. O canal deferente ou ducto deferente é a continuação da cauda do epidídimo e o responsável pela condução dos espermatozóides até o ducto ejaculatório. A uretra é um canal comum tanto para micção quanto para ejaculação, onde o esperma ou sêmen, que através de movimentos peristálticos comandados pelo sistema nervoso autônomo, expulsando o líquido para o exterior.

O pênis é o órgão essencial para que haja a relação sexual, através do ingurgitamento de sangue por meio das artérias helicinas que vão encher os corpos cavernosos de sangue, torna-se rígido e aumenta significativamente de tamanho, auxiliando na penetração na vagina, para que o sêmen seja lançado no seu interior para possível fecundação.

O escroto é uma bolsa situada no exterior do organismo atrás do pênis e abaixo da sínfise púbica, encontrada em par, cada uma protegendo um testículo, hiperpigmentado e com presença de pelos, possui função de “termostato”, mantendo a temperatura da bolsa escrotal abaixo do corpo, mantendo assim a vitalidade dos espermatozóides, que exigem uma temperatura ligeiramente menor. O aspecto do escroto varia conforme a temperatura externa, quando em contato com o frio contrai-se, quando em contato com o calor dilata-se.

A próstata é um órgão ímpar situada abaixo da bexiga e é atravessada em toda sua extensão pela uretra. É uma glândula acessória de reprodução responsável pela criação de um meio líquido para facilitar o transporte dos espermatozóides. A secreção prostática une-se à secreção das vesículas seminais para constituir volume ao líquido seminal. Já as glândulas bulbouretrais produzem uma secreção mucosa rica em albumina que lubrificam a uretra distal. As vesículas seminais são glândulas lobulares encontradas atrás da bexiga e acima da próstata, secretam líquido albuminoso e alcalino que auxilia no movimento dos espermatozóides. Devido a alcalinidade do líquido produzido por elas, há proteção dos espermatozóides contra o pH ácido vaginal durante e após o coito. São também produtoras de prostaglandinas, substâncias que possuem múltiplas ações farmacológicas tendo sua função regulada pela testosterona.

FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO

Composição do sistema genital feminino:

GENITÁLIA EXTERNA:

• Monte púbico

• Grandes lábios

• Pequenos lábios

• Clitóris

• Óstio vaginal

• Óstio uretral

• Glândulas de Bartholin

GENITÁLIA INTERNA:

• Útero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com