TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário E Sistema Genital

Exames: Sistema Urinário E Sistema Genital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre o sistema urinário, sistema genital masculino e feminino.

O objetivo desse trabalho é explicar quais as funções de cada sistema citado, e ainda responderemos a um questionário sobre os mesmos.

COLICIGNO, Paulo Roberto Campos Anatomia Humana – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

1.SISTEMA URINÁRIO.

O sistema urinário é o responsável por filtrar e eliminar a uréia e outras substâncias consideradas tóxicas para o nosso organismo. (DRAKE, 2005).

Ele é composto por dois rins, ureter, bexiga e uretra. (DRAKE, 2005).

1.1 RINS

O par de rins recebe o sangue através das artérias renais. Essas artérias se ramificam em várias artérias menores, chamadas de arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas se conecta a um néfron e se ramifica, formando um novelo chamado de glomérulo renal. (DRAKE, 2005).

O sangue chega até os rins pelas artérias renais e entram nas arteríolas do glomérulo renal em alta pressão, forçando o líquido constituído de água e pequenas moléculas como uréia, glicose, aminoácidos e sais a saírem para a cápsula renal. (DRAKE, 2005).

A cápsula renal é a estrutura em forma de taça situada na extremidade do néfron. Em seu interior encontramos o glomérulo renal. (DRAKE, 2005).

Esse líquido que sai do sangue é conhecido como filtrado glomerular ou urina inicial. Esse filtrado sai da cápsula renal e vai para o túbulo renal ou néfrico. O túbulo renal é uma das estruturas que compõem o néfron, e é composto por três regiões: o túbulo contorcido proximal, a alça néfrica ou túbulo reto, e o túbulo contorcido distal. É no túbulo proximal que ocorre, por meio de transporte ativo, a reabsorção de moléculas úteis ao organismo, como glicose, aminoácidos e sais. (DRAKE, 2005).

Após o túbulo contorcido proximal, encontra-se a alça néfrica. Na alça néfrica há dois ramos, um ascendente e outro descendente. No ramo descendente, a reabsorção de água por osmose continua; e no ramo ascendente, os sais são reabsorvidos. (DRAKE, 2005).

Depois do ramo ascendente, encontra-se a parte final do túbulo contorcido distal. As paredes desse túbulo têm permeabilidade variável com relação à água, pois se o corpo precisar de água, as paredes do túbulo se tornam mais permeáveis, saindo mais água para o sangue por osmose. Mas se o corpo não precisar reter água, as paredes ficam menos permeáveis. Nas paredes desse túbulo há células que absorvem dos capilares substâncias indesejáveis, como ácido úrico e amônia, e as lançam na urina em formação. (DRAKE, 2005).

Ao sair do túbulo do néfron, o filtrado glomerular se transformou em urina, um líquido de cor amarelada composto por uréia e amônia, ácido úrico e sais em menores quantidades. (DRAKE, 2005).

Nos rins de uma pessoa são produzidos diariamente 160 L de filtrado glomerular, mas graças à reabsorção da água pelo túbulo do néfron, forma-se apenas 1,5 L de urina. (DRAKE, 2005).

Depois de formada, a urina sai dos rins pelos ureteres.

1.2 URETER

O ureter é um duto com extensão de 25 a 30 cm que leva a urina dos rins para a bexiga. Assim como os rins, são em números de dois. As paredes deste duto são formadas por uma fina camada de músculos que, ao se contrair, conduzem a urina para a bexiga. A função dos ureteres é a propulsão da urina. O método é a contração por peristalse (em ondas) da sua camada de músculo liso. Esta contração é completamente inconsciente. (MOORE, 2001).

1.3 BEXIGA

A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, constituída por três túnicas: uma externa, conjuntiva; uma média, mucosa; e uma interna, muscular. É na bexiga que a urina se acumula e é lançada para fora através de um tubo chamado de uretra. Em um adulto, a bexiga tem capacidade para acumular até 300 ml de urina. (MOORE, 2001).

1.4 URETRA

A uretra é um conduto membranoso, pelo qual se expele a urina desde a bexiga urinária até o meio externo. A uretra se diferencia entre uretra e feminina e uretra masculina. (COLICIGNO, 2008).

A uretra feminina mede aproximadamente uns 4 cm, que parte da bexiga terminando no vestíbulo, entre o clitóris e a vagina. (COLICIGNO, 2008).

A uretra masculina mede aproximadamente uns 16 cm, estendendo-se desde a bexiga até o final do pênis. No estado de ereção sua longitude é ampliada. (COLICIGNO, 2008).

Diferencia-se em três partes: prostática, membranosa e esponjosa.

A prostática está rodeada pela próstata, e é nesta região que se localizam seus orifícios e também os condutos ejaculadores. Na porção membranosa desembocam os orifícios das glândulas de Littre. A última parte continua pelo canal dos corpos cavernosos pra finalizar no meato urinário. (COLICIGNO, 2008).

2. QUESTÕES SISTEMA URINÁRIO

1) Quais são os principais componentes do sistema urinário?

Os principais componentes do sistema urinário são: rins, ureteres, bexiga e uretra.

2) Qual a diferença entre ureter e uretra? Citar as funções de cada estrutura.

O ureter assim como os rins, são em números de dois. As paredes deste duto são formadas por uma fina camada de músculos que, ao se contrair, conduzem a urina para a bexiga. A função dos ureteres é a propulsão da urina.

A uretra é um conduto membranoso, pelo qual se expele a urina desde a bexiga urinária até o meio externo. A uretra se diferencia entre uretra e feminina e uretra masculina.

3) Qual o papel da bexiga junto ao sistema urinário?

A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, constituída por três túnicas: uma externa, conjuntiva; uma média, mucosa; e uma interna, muscular. É na bexiga que a urina se acumula e é lançada para fora através de um tubo chamado de uretra.

4) Qual a unidade funcional do sistema urinário?

O sistema urinário remove do organismo humano os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com