TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Dissertações: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que são sinapses e quais as suas funções?

R: É uma região de comunicação entre os neurônios e as células muscular e epitelial glandulares.

2- Qual é a importância da bainha de mielina?

R: É uma espécie de dobra múltipla e em espiral em trono do axônio dos neurônios, é importante para a saúde e sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso.

3- Qual é a relação entre os sistemas nervoso e muscular?

R: O sistema nervoso são os nossos neurônios localizados em nosso cérebro que tem como função comandar o nosso corpo e apontar os locais onde sentimos dores, com um reflexo, e o sistema muscular do nosso corpo que tem a função de proteger nossos órgãos, pois trabalha junto os dois sistemas em beneficio de cuidados, comando e proteção ao sistema de Fisiologia humana.

4- Explique o mecanismo de contração muscular.

R: É uma contração muscular que é gerada um estimulo que percorre o neurônio motor de suas terminações na fibra muscular, que são axonicas e a membrana muscular, onde existe um pequeno espaço de fenda sináptica, onde as terminações axonicas liberam uma substancia neurotransmissora, acetilcolina, que abrindo múltiplos canais na membrana muscular que permite a entrada de grande quantidade de íons sódio para o interior da fibra muscular. Um exemplo bastante conhecido é o reflexo patelar, que freqüentemente é avaliada pelo medico por meio de batidas com um martelo de borracha sobre o tendão patelar.

5- O que é uma contração isométrica? Dê um exemplo.

R: O músculo gera força sem que ocorra encurtamento muscular, e nessa condição, a tensão muscular aumenta, mais não ocorre movimento. Os músculos posturais do corpo, que atuam para manter a posição estática durante longos períodos nas posições em pé ou sentadas, estão em contração isométrica.

6- Explique, resumidamente, quais as funções dos átrios, dos ventrículos e das válvulas cardíacas.

R: A função átrios; o átrio direito é a parte onde se se localiza a cavidade do coração, que receber o sangue venoso “pobre em oxigênio”, proveniente da veia cava inferior e a veia superior. O átrio esquerdo é a cavidade do coração que recebe o sangue arterial, provenientes das veias pulmonares.

Função dos ventrículos; são câmaras do coração que tem como função bombear o sangue, ventrículo esquerdo é o auxiliar na circulação sistêmica, através da artéria aorta. O ventrículo direito auxilia na circulação pulmonar, através das artérias pulmonares.

A válvula cardíaca; ela tem como função a contração ou bombeamento do sangue, onde flui por todos os vasos sanguíneos.

7- Como é transmitido o impulso elétrico pelo coração?

R: Além do sistema especializado para geração e condução rápida de impulsos rítmicos no coração, muitas fibras cardíacas têm a capacidade de autoexcitação, um processo que pode causar descarga automática rítmica e contração.

À medida que em o potencial de ação se propaga pelo coração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com