TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Neuro Hipofise

Artigo: Fisiologia Neuro Hipofise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  2.261 Visualizações

Página 1 de 4

NEURO-HIPÓFISE

A hipófise posterior, também chamada de neuro-hipófise, é composta principalmente de células gliais, chamadas de pituícitos. Os pituícitos não secretam hormônios, eles agem simplesmente como uma estrutura de suporte para grandes números de fibras nervosas terminais e terminações nervosas de tratos nervosos que se originam nos núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo. Estes tratos passam para neuro-hipófise através do pedúnculo hipofisário. As terminações nervosas são botões bulbosos contendo diversos grânulos secretores. Estas terminações se localizam nas superfícies dos capilares, onde secretam dois hormônios hipofisários posteriores: hormônio antidiurético (ADH), também chamado de vasopressina, e ocitocina.

Se o pedúnculo hipofisário for cortado acima da hipófise, mas o hipotálamo permanecer intacto, os hormônios da hipófise posterior vão continuar a ser secretados normalmente depois de uma diminuição transitória por alguns dias; eles então vão ser secretados pelas extremidades seccionadas das fibras dentro do hipotálamo e não pelas terminações nervosas na hipófise posterior. A justificativa para isto é que os hormônios são inicialmente sintetizados nos corpos celulares dos núcleos supra-óptico e e paraventricular, e então são transportados em associação às proteínas “transportadoras”, chamadas de neurofisinas, para as terminações nervosas na hipófise posterior, sendo necessários diversos dias para atingir aa glândula.

O ADH é formado primariamente nos núcleos supra-ópticos, enquanto a ocitocina é formada primariamente nos núcleos paraventriculares, Cada um destes núcleos é capaz de sintetizar cerca de um sexto tanto do segundo hormônio como do hormônio primário.

Quando os impulsos nervosos são transmitidos para baixo, ao longo das fibras dos núcleos supra-óptico ou paraventricular, o hormônio é imediatamente liberado dos grânulos secretores nas terminações nervosas por meio do mecanismo secretor usual da exocitose e captado pelos capilares adjacentes. Tanto a neurofisina como o hormônio são secretados juntos, mas como eles apresentam apenas uma ligação frouxa entre si, o hormônio se separa quase imediatamente.

Estruturas químicas do ADH e da Ocitocina

Tanto a ocitocina como o ADH são polipeptídeos, contendo cada um nove aminoácidos. Suas sequências de aminoácidos são as seguintes:

Vasopressina: Cis-Tir-Fe-Gln-Asn-Cis-Pro-Arg-GliNH2

Ocitocina: Cis-Tir-Ile-Gln-Asn-Cis-Pro-Leu-GliNH2

Estes dois hormônios são quase idênticos, exceto pelo fato de que na vasopressina, a fenilalanina e a arginina substituem a isoleucina e a leucina da molécula de ocitocina. A similaridade entre as moléculas explica sua similaridades parciais.

Funções Fisiológicas do ADH

Na ausência de ADH, os túbulos e ductos coletores tornam-se quase impermeáveis à água, o que impede uma reabsorção significativa de água e permite uma extrema perda de água na urina, causando também uma extrema diluição da urina. Na presença de ADH, a permeabilidade dos ductos e túbulos coletores aumenta enormemente e permite que a maior parte da água seja reabsorvida à medida que o líquido tubular atravessa estes ductos, consequentemente conservando água no corpo e produzindo uma urina muito concentrada. O aumento da permeabilidade dos túbulos coletores e dos ramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com