TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Design para Web - Arte na antiguidade

Por:   •  12/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos de Design para Web

Atividade I - Qual a função da arte na antiguidade?

Ao longo do tempo, desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje, tem-se notado que a arte exerce um papel diferente, dependendo do contexto da civilização, da cultura, do ambiente, religião, etc..

Um exemplo bem claro disso é a forma como a arte era expressa no período paleolítico: eram feitas pinturas rústicas dos animais que seriam caçados, pois naquela época os homens acreditavam que pintar a caça os proporcionava um poder sobre ela, e que poderiam assim matar o animal verdadeiro. Já no período neolítico, o homem não era mais nômade e aprendeu a plantar e colher; já não precisava mais se preocupar em reproduzir os animais que ia caçar. Assim, era livre para expressar a arte na forma de cenas do cotidiano.

A arte serviu também como meio de demonstrar a ambição do eterno, a vida após a morte e o desejo de deixar seus feitos para a posteridade. Esses são traços da cultura egípcia, que possuiu um modo único de expressar sua arte.

O papel da arte muitas vezes se confundiu com os anseios da religião dominante, por exemplo. A arte românica trazia sempre pinturas de cunho religioso e historias bíblicas; o foco não era o corpo humano, pois o que importava era a alma.  Em contraste, a arte do renascimento trouxe a ideia do humanismo, do racionalismo e do ser humano como tema central, distanciando-se da ideia imposta na idade média (considerado período das trevas por causa da obediência cega à igreja e à religião).

É nítida a importância que a religião, as crenças, o modo de vida da sociedade e seus anseios impõem à arte. Em cada época a arte teve seu papel definido com base nas características de cada sociedade, mas nunca deixando de ser a expressão legítima da sensibilidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com