TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GD - Sistema Endócrino

Casos: GD - Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 6

GD para a turma de Farmácia - Patologia Especial - 2013

Sistema Endócrino

1) Uma paciente jovem, saudável, chegou a um hospital das clínicas de Belo Horizonte em estado de coma. O histórico da paciente revelou que ela recebera erroneamente injeção de uma dose excessiva de insulina.

a) Por que a injeção de insulina induziu o coma na jovem?

Porque desencadeou um quadro grave de hipoglicemia na jovem.

b) A insulina é normalmente administrada a pacientes com disfunção de que órgão? Qual é a doença causada pela deficiência de insulina?

Pâncreas. Diabetes Mellitos.

2) O gráfico mostra os níveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, após elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A é portadora de um distúrbio hormonal que se manifesta, em geral, após os 40 anos de idade. A pessoa B é saudável. Qual das alternativas indica o hormônio alterado e a glândula produtora desse hormônio?

a) Insulina; pâncreas.

b) Insulina; fígado.

c) Insulina; hipófise.

d) Glucagon; fígado.

e) Glucagon; supra-renal.

3) A espécie humana possui diversas glândulas endócrinas, algumas responsáveis pela produção de mais de um tipo de hormônio que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam a atividade sincrônica e equilibrada de vários sistemas do corpo. A ocorrência de uma anormalidade nessas glândulas afeta a sua atividade funcional. A figura, abaixo, mostra a localização de importantes glândulas endócrinas, que aparecem numeradas de 1 a 6. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que a ocorrência de uma anormalidade na glândula identificada pelo número:

a) O 1 pode afetar o desenvolvimento das características sexuais secundárias nos indivíduos do sexo feminino.

b) O 2 pode levar ao descontrole do nível normal de glicose no sangue, mantido pela ação conjunta dos hormônios glucagon e insulina.

c) O 3 pode inibir a produção de insulina e de glucagon pelo pâncreas.

d) O 4 pode afetar o controle da concentração de cálcio no sangue.

e) O 5 pode retardar o crescimento dos ossos e causar debilidade mental.

f) O 6 pode afetar o crescimento, ocasionando nanismo ou gigantismo.

4) Se você não tomasse café da manhã e tivesse níveis sanguíneos de gliocose muito baixos, quais células das ilhotas de Langerhans seriam estimuladas?

As células alfa produtoras do hormônio glucagon.

5) Porque a utilização de hipoglicemiantes orais não é recomendada para o tratamento de indivíduos com diabetes do tipo I?

Porque no diabetes do tipo I há a destruição das células beta produtoras de insulina, logo o uso de uma medicação que tenha a finalidade de estimulá-las a produzir esse hormônio não terá serventia, já que as mesmas já não existem mais.

6) Diferencie cada tipo de diabete quanto a sua etiopatogênese:

Tipo I: Caracteriza-se por destruição das células beta produtoras de insulina tornando

os seus portadores dependentes da reposição desse hormônio através de injeções. A destruição das células beta é comumente advinda de um processo autoimune, mas se não há evidências de autoimunidade, sua causa é dita idiopática.

Tipo II: Ocorre devido a uma diminuição da secreção de insulina ou da ação da mesma. Dependendo do grau de diminuição da secreção/ação da insulina, ele pode ser controlado com o uso de hipoglicemiantes orais.

7) Que manifestações clinicas são esperadas no curso do diabetes?

Hiperglicemia, poliúria, fadiga, muita sede, fome aumentada, impotência sexual, perda de visão, diminuição da sensibilidade das extremidades principalmente (pés e mãos), dificuldade de cicatrização, perda da função dos rins, aumento do risco de um ataque cardíaco cetoacidose, etc.

8) Por que os diabéticos apresentam problemas como gangrena e problemas relacionado com a cicatrização?

No Diabetes, ocorre uma degradação progressiva dos neurônios responsáveis pela sensibilidade à dor – principalmente nas extremidades – conjugada a um menor poder de cicatrização – devido a uma menor irrigação sanguínea. Logo, o indivíduo pode, por exemplo, machucar o pé sem perceber e, como o tempo de cicatrização é longo, existem sérios riscos de que surja uma infecção, o que transformaria um ferimento simples numa ferida muito grave.

9) Quais são os testes que são uteis para a determinação do diabetes?

Os testes diagnósticos mais utilizados baseiam-se na glicose plasmática de jejum (8 horas), nos pontos de jejum e de 2h após sobrecarga oral de 75g de glicose (teste oral de tolerância à glicose – TOTG) e na medida da glicose plasmática casual, conforme descrição na tabela 1 abaixo:

10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com