TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENETICA DE POPULAÇÕES

Por:   •  28/2/2016  •  Exam  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

1 – As populações, de uma mesma espécie, geralmente variam entre si de uma localidade para outra. Como é o caso de Poecilia reticulata, um peixe que apresenta uma grande variação de padrões de coloração. Explique porque ocorre esta variação de padrões nesta espécie

 Isto ocorre por causa do exotipo que refletem "ajustes" locais entre os organismos e seus ambientes, porém, a evolução forçará as características das populações a se divergirem uma da outra somente se: 1 - existe variação (herdável) dentro da população o suficiente para que a seleção possa atuar, compreende a divisão de uma espécie em duas ou mais espécies a partir de isolamento reprodutivo. Este conceito não é aplicável a espécies sem reprodução sexuada. Provavelmente, este grupo deve ter diferenças genéticas que se expressam de alguma forma e que faz com que os acasalamentos entre elas não aconteçam ou não tenham sucesso. Pequenas mudanças genéticas que alterem a data, ou o local, ou os rituais de acasalamento podem ser suficientes. Ou ainda, a outra chave para a especiação é a redução do fluxo gênico e, em última análise, o isolamento reprodutivo.

2 – Atualmente na ilha de Daphne Maior, no arquipélago de Galápagos, os pesquisadores acreditam que um grupo de indivíduos da espécie Geospiza fortis apresentam um comportamento que é esperado no inicio de um processo de especiação. Explique por que os pesquisadores acreditam que esteja ocorrendo isso nesta população.

5 Quais critérios são utilizados para inferir que uma característica é uma adaptação? Explique.

Na biologia evolutiva, uma adaptação é uma característica que, devido ao aumento que confere no valor adaptativo, foi moldada por forças especificas de seleção natural atuando sobre a variação genética.

E embora de um ancestral comum, pra se ter certeza é preciso contar o nº de vezes que tal característica surgiu independente na filogenia e verificar se cada um desses eventos ocorreu num contexto seletivo particular.

7- Muitas vezes uma característica complexa é considerada adaptativa. Mas por quê? Explique esta afirmação.

8-– A camuflagem é considerada uma característica adaptativa contra a predação. Mas como ela evolui? Explique utilizando um inseto como exemplo.  

As adaptações simples, como por exemplo, a camuflagem (questão 8) de determinados animais, que podem ocorrer por mudanças na coloração externa em relação ao meio, são perfeitamente explicadas pela seleção natural. Os indivíduos que não se encontram camuflados, normalmente, são facilmente reconhecidos pelos predadores e, assim, a seleção atua aumentando a aptidão dos indivíduos camuflados, que neste caso, são melhores adaptados contra a predação.

Resposta: A evolução, no caso, se deu por convergência de caracteres, que é o compartilhamento de características entre espécies diferentes

Mas se espécies ecologicamente similares apresentam parentesco próximo, podem compartilhar uma característica (por exemplo, corola tubular vermelha) somente devido a ancestralidade comum. É importante, portanto, contar o número de vezes que um caráter surgiu independentemente na filogenia e determinar se cada um desses eventos ocorreu em num contexto seletivo particular. OUTRO EXEMPLO DE CONVERGÊNCIA DE CARACTERES

Padrões de evolução convergente geralmente indicam adaptação, e ocorre entre espécies não aparentadas: como exemplos temos: - a competição por parceiros é mais intensa entre machos de espécies poligínicas do que monogâmas. Se o tamanho de dentes caninos ou chifres conferem uma vantagem nas lutas, pode-se prever que nas espécies poligínicas o dimorfismo sexual será mais acentuado (esta previsão é confirmada em cervídeos, primatas e outros grupos...)

 9 – Explique o que é e como ocorre o “deslocamento de caracteres”. Na sua resposta exemplifique, a partir de um exemplo real ou imaginário (mas biologicamente plausível), este fenômeno ocorrendo em mamíferos. Deslocamento de caracteres (ou características) ocorre quando a competição causa a evolução na morfologia das espécies competidoras, tornando-as mais diferenciadas ao longo do tempo. Bom exemplo é o de algumas espécies como Geospiza fuliginosa e Geospiza fortis (duas espécies de tentilhões de Galapagos) com relação ao tamanho do bico e, por conseguinte, o tamanho de sementes que comem. Um exemplo em mamífero, (conclusão minha) pode ser relativo ao tipo de caça por causa de deslocamento de caractere em diferente modo de mordedura ou diferente preferência de resposta olfativa do Sistema nervoso sensorial. (não consegui achar um mamífero nestas condições na internet, se acharem, me falem, por favor)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com