TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Trabalho Escolar: Gestalt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 3

LEIS DA GESTALT

Unidades - uma unidade pode ser consubstanciada num único ellemento, que se encerra em si mesmo, ou como parte de um todo, numa conceituação mais ampla, pode ser entendida como o conjunto de mais de um elemento, configurando o “todo” propriamente dito, ou seja, o próprio objeto.

Segregação – significa a capacidade perceptiva de identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo ou em partes deste todo.

Unificação – a unificação da forma consiste na semelhança dos estímulos produzidos pelo campo visual, pelo objeto. A unificação se verifica quando os fatores de harmonia, equilíbrio, ordenação visual, sobretudo, a coerência da linguagem ou estilo formal das partes ou do todo estão presente no objeto ou composição.

Fechamento – o fator de fechamento é importante para a formação de unidades. As forças de organização da forma dirigem-se espontaneamente para uma ordem especial que tende para a formação de unidades em todos fechamento.

Continuidade – a boa continuidade, ou boa continuidade, é a impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetórias ou na sua fluidez visual.

Proximidade – elementos ópticos próximos uns dos outros tendem a ser vistos juntos e, por conseguinte, a constituírem um todo unidades dentro do todo.

Em condições iguais, os estímulos mais próximos entre si, seja por forma, cor, tamanho, textura, brilho, peso, direção, e outros, terão maior tendência a serem agrupados e a constituírem unidades.

Semelhança - a igualdade de forma e de cor desperta também a tendência de se construir unidades, isto é, de estabelecer agrupamentos de partes semelhantes.

Em condições iguais os estímulos mais semelhantes entre si, seja por forma, cor, tamanho, peso, direção, e outros, terão maior tendência a serem agrupados, a constituírem partes ou unidades. Em condições iguais, os estímulos originados por semelhança e em maior proximidade terão também maior tendência a serem agrupados, a constituírem unidades.

Pregnância da forma – a pregnância é a lei básica da percepção visual da gestalt e assim definida:

“Qualquer padrão de estimulo a ser visto de tal modo a estrutura resultante é tão simples quanto o permitam as condições dadas”.

“As forças de organização da forma tendem a se dirigir tanto quanto o permitam as condições dadas, no sentido da harmonia e do equilíbrio visual”.

Uma boa pregnância pressupõe que a organização formal do objeto, no sentido psicológico, tenderá a ser sempre a melhor possível do ponto vista estrutural. Assim, para efeito deste sistema, pode-se afirmar e estabelecer o seguinte critério de qualificação ou julgamento organizacional da forma.

1. Quando melhor for a organização visual da forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com