TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestalt

Pesquisas Acadêmicas: Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 3

Gestalt

O termo Gestalt, em português, significa forma ou configuração, é um termo alemão e difícil tradução. Surgiu no início do século XX, devido aos trabalhos de três estudiosos: Max Wertheimer ( 1880 – 1941), Wolfgang Kohler ( 1887- 1967) e Kurt Koffka ( 1886-1941).

A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia, a Gestalt atribui à fisiologia do sistema nervoso central uma tendência auto-reguladora. A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito, o cérebro é um sistema dinâmico em que todos os elementos ativos interagem em determinado momento.

A Gestalt entende que é de suma importância a disposição em que são

apresentados à percepção os elementos unitários que compõem o todo, contudo, a percepção que temos de um todo não é resultado de um processo de simples adição das partes que o compom. A Psicologia da Gestalt influenciou os estudos e práticas em vários campos da atividades humanas.

A percepção é um ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.

Assim, Gestalt pode ser usada para se referir a objetos ou as suas características formais. Além disso, o termo não se restringe ao campo visual nem mesmo a todo campo sensorial. Ele pode abranger a aprendizagem, o pensamento, as emoções e o comportamento (Köhler, 1947). É nesse sentido geral e funcional da palavra que os psicólogos da Gestalt tentaram lidar com toda a área de atuação da psicologia.

A idéia da Gestalt é de que nosso campo perceptivo capta um determinados campo estimulatório (um objeto da natureza e/ou da sociedade) como uma totalidade.

A percepção é cognitiva,ou seja, é uma forma de inteligência que remete a memória e organização representativa do mundo pelo sujeito.

Personalidade

É um conjunto de caracteristicas originais que tendem a determinar a influencia padrões de comportamento( pensar, sentir e agir) de um individuo, através das situações e ao longo do tempo.

Todos desenvolvemos uma idéia básica sobre a personalidade, baseada na própria experiência, educação e preconceitos, é um sistema de crença.

A personalidade é formada pela estrutura e conteúdos, dinamizando a personalidade permitindo ao individuo se desenvolver e compreender sua existência, através de opiniões , valores e sentimentos . Traços de personalidade, são características mais duradouras, aqueles que são mais constantes no convívio consigo mesmo e com os outros.

Foram desenvidos tipos psicológicos bastante divulgados hoje em dia como a extroversão ( pessoas que focam mais sua atenção no mundo externo de fatos, coisas e pessoas, e que vivem o agora , primeiro agir depois pensar ) e a introversão ( pessoas que se orientam por fatores subjetivos, o foco da atenção está no seu mundo interno , analisando o momento antes de agir e vivenciar, primeiro pensar depois agir ), normalmente temos os dois tipos , mas um prevalece.

A personalidade determina as peculiares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com