TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Psicológicas - A Gestalt E Os Estudos Sobre Percepção

Casos: Teorias Psicológicas - A Gestalt E Os Estudos Sobre Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  2.242 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias Psicológicas – A Gestalt e os Estudos sobre Percepção

“As coisas tem muitos jeitos de ser... depende do jeito da gente ver...”

MASUR, Jandira. O Frio Pode Ser Quente? 2ª ed. São Paulo: Ática, 1982, p. 1.

A Gestalt é uma das grandes Escolas da Psicologia. O termo alemão Gestalt quer dizer forma ou configuração e implica numa idéia de totalidade. A Teoria da Gestalt estudou a organização do processo mental.

O principio básico da Teoria Gestalt é que a organização dos dados que nos cercam é parte do processo perceptivo, e não algo que é acrescido depois de as variáveis terem sido selecionadas.

Os psicólogos da gestaltistas, toda percepção é uma gestalt, um todo que não pode ser compreendido pela separação em partes.

O todo é mais que a soma das partes.

Acreditam que uma pessoa percebe uma situação inteira, ao invés de seus elementos individuais. Assim, o todo é mais do que meramente a soma dos elementos, porque as pessoas tendem a organizar os elementos de uma situação e depois acrescentam os elementos da experiência passada. Dessa forma tornam a experiência maior do que a soma das percepções individuais. Uma paisagem não é apenas relva + céu + árvores + nuvens + outros detalhes, é uma percepção única, que depende do relacionamento especial existente entre as partes e do olho do observador .

Tudo o que vemos ou percebemos está relacionado com a totalidade (gestalt) do campo de observação. A totalidade do que percebemos de um fato, de um evento, de uma paisagem é diferente da soma das partes. O todo consiste nas partes relacionadas entre si.

Assim, de acordo com os pressupostos da Gestalt, para aprender um assunto, você deve, em primeiro lugar, ter uma visão de conjunto do texto, do fato, do livro e depois estudar as partes. Finalmente, ao juntar as partes , numa síntese, vai verificar que a totalidade (gestalt), a compreensão, o entendimento do texto não são apenas a soma das partes que você estudou.

A percepção é um dos temas centrais desta teoria e é neste ponto que surge uma significativa divergência da teoria behaviorista, para os gestaltistas, existe uma relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta, porque entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. Ou seja, em situações similares, os indivíduos podem perceber coisas diferentes. O que o indivíduo percebe e como percebe, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Portanto, um dos principais determinantes de como e por que um indivíduo assume e mantém certas formas de comportamento se baseia nos conceitos de sensação e percepção.

As informações do meio externo são processadas em dois níveis: sensação e percepção. Apesar de ser possível diferenciá-los, sentir e perceber é, na realidade, um processo único, que é o da recepção e interpretação de informações. Entretanto, percepção não deve ser confundida com sensação.

Sensação é o dado não processado recebido por um indivíduo através dos sentidos., é como uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade (mecanismo de recepção de informações).

Percepção supõe as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como resultado da nossa experiência anterior. Pode-se dizer que percepção é atribuição de significado à informação recebida pelos sentidos. É, portanto, a interpretação da sensação (estímulo) em base de seus atributos físicos, de seu relacionamento com suas cercanias e das condições presentes dentro do indivíduo em um ponto específico do tempo. Assim, a percepção está diretamente relacionada ao quadro de referência do indivíduo, e um único estímulo será percebido de modo diferente pelo mesmo indivíduo em ocasiões diferentes, dependendo das condições que se modificam. Os elementos que mais contribuem para o processo de percepção são as características do estímulo e as experiências passadas, atitudes e características da personalidade do indivíduo.

Quem percebe, seleciona aspectos do meio ambiente, pois não são percebidos todos os estímulos do meio ambiente simultaneamente pela mesma pessoa. A percepção é, assim, a seleção de estímulos por meio da atenção.

O estado psicológico de quem percebe é um fator determinante da percepção, seus motivos, emoções e expectativas fazem com que perceba, preferencialmente, certos estímulos do meio. Temos tendência, portanto, a perceber o mundo mais como cremos ou queremos que ele seja do que como nos informam os diferentes estímulos que chegam aos nossos órgãos dos sentidos.

A percepção é um processo inato ou aprendido?

A percepção contém sempre um componente aprendido, mas não é exclusivamente uma questão de aprendizagem. Entretanto, a aprendizagem desempenha um importante papel, desenvolvendo-se sobre os fundamentos das tendências inatas de resposta e da maturação.

Pode-se constatar a influência da aprendizagem na percepção, comparando-se as diferenças na maneira pela qual os mesmos estímulos são percebidos em diferentes sociedades. Os esquimós, por exemplo, são capazes de perceber inúmeras tonalidades de branco em virtude do meio externo a que estão expostos.

Como as pessoas são continuamente submetidas a um grande número de estímulos do mundo externo, é preciso contar com um mecanismo interno, um modo de selecionar e organizar todos esses dados. Essa forma de organizar foi sistematizada na teoria da Gestalt, através dos princípios da proximidade, semelhança ou similaridade e fechamento e através do fenômeno figura-fundo.

Proximidade

É a tendência a organizar a percepção a partir da proximidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com