TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Laboral

Monografias: Ginastica Laboral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2012  •  6.232 Palavras (25 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 25

Ginástica laboral: contribuições para

a saúde e qualidade de vida de trabalhadores da indústria

de construção e montagem - Case TECHINT S.A.

Laboral gymnastics: influences in health and workers'lifequality

of a building company - Case Techint S.A.

Gimnasia Laboral: contribuciones para la salud y mejor calidad de vida de

trabajadores de una empresa de construcción y montaje - Caso TECHINT S.A.

Unicamp

(Brasil)

Irivaldo de Souza

Rubens Venditti Júnior

rubensjrv@yahoo.com

Resumo

O trabalho apresentado tem o intuito de discutir os resultados obtidos na implantação e manutenção de um programa de Ginástica Laboral (GL), específico para trabalhadores em uma empresa de construção e montagem industrial, durante as atividades de construção e montagem do contrato de expansão da REPLAN1. Através das conclusões obtidas, foi possível identificar os grupos musculares mais exigidos, as regiões de ocorrência de dor ou estresse muscular, e áreas do corpo passíveis de desenvolvimento de lesões (LER/DORT) 2, permitindo a preparação de aulas específicas e direcionadas, de acordo com o state-of-art das técnicas de alongamento muscular existentes na educação física. Como principal output deste estudo, estabeleceu-se um padrão de ginástica laboral ajustado, com parâmetros de controle e gestão claramente definidos, que possibilitaram o start-up de programas semelhantes em futuros empreendimentos empresariais do setor, implementando a Ginástica Laboral na empresa e inserindo a Educação Física no ambiente de trabalho.

Unitermos: Ginástica laboral. Saúde no trabalho. Programas de atividade física.

Abstract

The present paper aims to discuss the results obtained by implantation and adherence of a laboral gymnastics program of health and worker´s lifequality, specific for industrial building and manufacturing employees, while the expansion of REPLAN (Paulinia-SP/ Brazil). Based on results obtained with this program, it was possible to identify the most requested muscular groups for the tasks, body regions with pain ocurrencies or stressed areas and regions with worked-related musculoskeletal disorders (WMSD) or ocupational diseases. This study allows to prepare specific and directed classes, inspired on the state-of-art of length methods inside physical education area. As principal output, we created laboral gymnastics patterns to this public, organized in defined control parameters, allowing the start-up of similar programs in others companies of this sector, implementing thus the laboral gymnastics and inserting physical education and health activities inside work and industries environments.

Keywords: Laboral gymnastics. Ocupational health. Physical activities programs.

Resumen

Este trabajo tiene el objetivo de discutir los resultados obtenidos em la implantación y manutención de uno programa de Gimnasia Laboral, con los trabajadores de una empresa de construcción y montaje industrial, durante el período de duración del contrato de expanción de la REPLAN (Paulinia/SP - Brasil). De acuerdo con las conclusiones obtenidas, fue posible identificar los grupos musculares más exigidos, las zonas doloridas, el estrés muscular y las áreas del cuerpo susceptibles al desarrollo de lesiones, permitiendo la preparación de clases específicas con el objeto de evitar dichas lesiones por medio de ejercicios de estiramientos. Como punto de partida de este estudio, se estableció un patrón de gimnasia laboral bien definido, que posibilite implantar en programas semejantes de futuros emprendimientos.

Palabras clave: Gimnasia laboral. Salud ocupacional. Programas de actividad física.

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 77 - Octubre de 2004

1 / 1

A Techint S.A. é uma empresa prestadora de serviços dentro da área da Refinaria de Planejamento da Petrobrás S.A. (REPLAN- Paulínia/SP-BRASIL), atuante no ramo de montagem e construção industrial. Atua diretamente nos canteiros de obras da refinaria petrolífera, local no qual foi elaborado o estudo.

1. Introdução

A saúde, primeira dádiva do ser humano ao nascer, é posteriormente o primeiro bem a ser abandonado, enquanto escala de valores. (VIEIRA, 1996)

O trabalho ocupa um espaço muito importante na vida de todo indivíduo, sendo que muitas vezes passamos mais horas dentro de nosso local ocupacional do que em nossas casas, resultando na necessidade da criação de propostas diferenciadas para melhoria e incentivo da qualidade de vida do trabalhador ativo.

Muitas empresas direcionam a atenção de seus colaboradores para a importância no processo de qualidade e produtividade, investindo maciçamente em programas de treinamento específicos, aliados à possibilidade de incrementos salariais ou outros benefícios, como recompensa aos ganhos e aumento de produtividade.

Notadamente, é ignorado o fato de que um trabalhador produz melhor quando em equilíbrio harmônico entre seu desempenho profissional e estabilidade físico-mental, que não necessariamente será suprido por benefícios como os citados anteriormente.

Entende-se que um equilíbrio harmônico dependerá da realização de atividades prazerosas e saudáveis durante a maior parte de seu tempo, principalmente em ambientes onde se permaneça muito (como o local de trabalho) e o nível de stress costuma ser alto, implicando em ansiedade, falta de concentração e queda de rendimento/desempenho produtivo.

Nesse sentido, o maior promotor isolado de saúde que não os medicamentos - o exercício físico - é também o primeiro a ser abandonado ao haver a inserção no mercado de trabalho. A partir daí mais da metade dos dias úteis dos cidadãos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com