TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Laboral

Artigo: Ginastica Laboral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 4

Programa de

Ginástica

Laboral

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome: Programa de Ginástica Laboral (PGL)

Coordenação: Prof. Braz José dos Santos Maciel (Educador Físico)

2. INTRODUÇÃO

Nunca se falou tanto em qualidade de vida e saúde como nos últimos tempos. O que antes era apenas motivo de preocupação ou modismo, hoje tornou-se uma necessidade. Atualmente o ser humano é submetido a uma quantidade muito grande de pressões e responsabilidades. Isso é apenas uma

das consequências desse tempo de novas tecnologias e economia globalizada.

A evolução permitiu o desenvolvimento, gerando em nosso cotidiano mais conforto e comodidades. A tecnologia facilita o dia-a-dia, mas também nos prende a afazeres que roubam o nosso tempo, diminuindo ou eliminando o

lazer e a atividade física. O sedentarismo age como fator de risco para o surgimento de doenças e consequentemente tem feito com que, de forma progressiva, as pessoas solicitem auxílio médico e de diversas terapias para amenizarem dores musculares e para o tratamento de patologias mais graves. Paralelamente a este processo, as instituições estão iniciando o reconhecimento da importância do investimento no capital humano, preocupação esta, fundamentada em uma visão humanista de gestão de pessoas, focada na diminuição das sérias consequências geradas pelas mudanças no trabalho e do aumento dos fatores de risco, tanto para os

colaboradores como para as organizações. A adoção de hábitos mais saudáveis traz consequências nas diversas dimensões da saúde e não apenas na saúde física. Investimentos em prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho têm resultados diretos na satisfação do colaborador e no seu bem estar, além dos benefícios em relação à minimização de dores e prevenção de doenças ocupacionais.

3. OBJETIVOS

Geral

Contribuir para melhoria na qualidade de vida dos colaboradores da Empresa em questão através da implantação do Programa de Ginástica Laboral.

Específicos

Diminuir as despesas da instituição em decorrência do número de faltas ao trabalho (Absenteísmo) e da incidência das doenças ocupacionais (LER/DORT).

Sensibilizar os colaboradores para os benefícios da prática da atividade física, bem como estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis.

INOVE SAÚDE.

Avenida Dr.Américo de Figueredo, 3272

Sorocaba/SP CEP: 18053-000

(15) 3202-4874 / (15) 9653-0455

4. JUSTIFICATIVA

A Ginástica Laboral é a prática de exercícios físicos, realizada durante a jornada de trabalho, prescrita de acordo com a função exercida pelo trabalhador, visando compensar os efeitos negativos que a atividade laborativa pode causar, resultando em benefícios para os funcionários e para a Empresa.

Benefícios Funcionários

Promove o combate e a prevenção das doenças ocupacionais (LER/DORT).

Promove a sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho.

Possibilita uma melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com maior eficiência e menor gasto energético por movimento específico, reduzindo a sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho.

Melhora a atenção e a concentração nas atividades desempenhadas, reduzindo os riscos de acidentes de trabalho.

Melhora na flexibilidade, força, coordenação, agilidade e resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura.

Melhora da autoestima e da autoimagem.

Melhora as relações interpessoais, favorecendo o relacionamento social e o trabalho em equipe.

Redução dos índices de sedentarismo.

Combate às tensões emocionais (estresse, depressão, ansiedade).

Desenvolvimento de uma maior consciência corporal.

Benefícios Empresa

Redução dos gastos com afastamentos e substituição de funcionários.

Diminuição de queixas, atendimentos médicos, acidentes e lesões.

Melhora da imagem da instituição junto aos colaboradores e à sociedade.

Melhora no ambiente de trabalho.

Maior produtividade.

Cada sessão de Ginástica Laboral terá a duração de dez a quinze minutos, sendo realizada no próprio local de trabalho ou em sua proximidade. Para a prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com