TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Laboral

Artigos Científicos: Ginastica Laboral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  1.357 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o tema sobre a reabilitação postural na natação, de pacientes com desvio postural, o tratamento será de acordo com a necessidade do paciente, devendo o profissional desenvolver práticas de exercícios conforme as necessidades.

NATAÇÃO E DESVIOS POSTURAIS

A prática esportiva realizada efetivamente e principalmente com finalidade competitivas pode levar a desvios posturais, problemas articulares e musculares podendo surgir adaptações corporais, não sendo de ordem patológica, podendo ser utilizado de maneira profilática.

A natação é reconhecida internacionalmente como um esporte terapêutico, com benefícios quando bem orientada.

Com o objetivo de analisar os efeitos da forma de respiração durante a natação, nos desvios posturais, a postura de 64 atletas com idade variando entre 16 e 46 anos. Neste trabalho os autores avaliaram o nível dos ombros e quadris, alinhamento da cabeça e coluna vertebral. Os resultados demonstraram que os atletas que utilizavam a respiração do nado crawl unilateral, apresentaram ligeiras ou acentuadas inclinação lateral do tronco, e relatam que a respiração unilateral pode desenvolver a musculatura de maneira assimétrica. Os atletas que realizavam a respiração bi-lateral apresentaram menor índice de inclinação.

Desnivelamento de ombro com incidência pouco maior nos atletas que realizavam respiração unilateral, porém esta diferença não foi estatisticamente significante.

Os efeitos da respiração do nado crawl em 36 atletas, onde 22 respiravam unilateralmente (61%), e desses 13 (59,09%) apresentavam escolioses.

Neste trabalho, o tempo de prática da natação dos atletas variou de 5 à 24 anos.

Considerando que o portador de desvio postural, provavelmente o terá por toda vida no mesmo ou em menor grau, a natação pode ser um dos esportes de escolha, quando orientada para o devido desvio.

Atividades cíclicas e repetitivas, associadas a rotação unilateral da respiração, são fatores que contribuem para o desenvolvimento desigual da musculatura torácica, podendo contribuir para o aparecimento de uma escoliose.

A realização correta do nado Crawl, inclui:

a) A realização na linha média do corpo seguido de inclinação lateral do ombro com movimentação alternada dos braços sem bater as mãos na água

b) Entrada das mãos realizadas com cotovelo elevado e as mãos ligeiramente inclinadas em relação a superfície da água, movimentos suficientes das pernas,

c) rolamento bilateral do corpo,

d) d.flexão do joelho no movimento para cima (batimentos mais rasos, com a freqüência diminuída),

e) e. pernas estendidas no batimento para cima porém seguidas de velocidades diferentes

f) f. respiração bilateral

Para o tratamento dos desvios posturais, a combinação dos cinco elementos encontrados na natação é muito importante, e estes são velocidade, força, resistência, flexibilidade e coordenação, de modo a estar realizando uma superação da fadiga, resultando em uma maior economia de trabalho e capacidade do grupo muscular envolvido. analisando esta afirmação, qualquer tipo de hábito supõe a atuação contrátil de grupos musculares, e esta é possível graças ao acompanhamento tônico, do qual depende o ajustamento postural.

O órgão responsável por esta tonicidade é o cerebelo, que fixa as reações sob forma de automatismo postural inconsciente. Esta regulação inconsciente depende de informações que são recebidas pelo indivíduo durante atividades e são elas:

a.Cognitivas

b.Táteis

c.Auditivas

d.Visuais

Sabemos que pacientes portadores de desvios posturais, como escolioses ou posturas escolióticas, hipercifoses e outras, podem apresentar alterações da coordenação como assimetria de utilização dos membros superiores, e muitas vezes a alteração da coordenação pode ser um fator predisponente ao surgimento da atitude postural incorreta. Conhecendo este importante fato, o profissional que orienta a prática da natação, pode trabalhar no sentido de minimizar os ajustamentos errôneos devidos as alterações posturais, como diminuição de flexibilidade ou de força de um dos lados, auxiliando assim o tratamento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com