TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA

Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 7

. INTRODUÇÃO

A ampliação do acesso a exames de saúde mais complexos do que os populares e mais baratos como os exames de ultrassonografia e raios-X, muitas vezes deixa os pacientes um pouco confuso, pois alguns dizem que a tomografia computadorizada é como um raio-X só que mais sofisticado e contendo uma dose maior de radiação.

A tomografia computadorizada é um tipo de exame que nos oferecem alta resolução de imagem quando se trata da estrutura de um órgão ou mesmo do corpo inteiro, utilizando o uso da tecnologia computacional para gerar as imagens.

2. A HISTÓRIA DA TOMOGRAFIA

A tomografia computadorizada foi criada a partir de vários processos e evoluções iniciadas aos anos 1961 pelo médico neurologista norte-americano William Henry Oldendorf que realizou as primeiras experiências com imagens computadorizadas, porém o método não foi executado por falta e um suporte matemático teórico. Esse método matemático só foi constituído por um físico sul-africano naturalizado norte-americano por volta do ano de 1963, chamado de Allan Mac Leod Cormack.

A partir dos princípios de Oldendorf e Cormarck, Sir Godfrey Newbold Hounsfield aper aperfeiçoou os conhecimentos e desenvolveu uma forma de reconstruir imagens a partir dos raios X por meio da tomografia axial computadorizada.

A primeira máquina foi criada com raios gama de fonte amerício, computador com programação para reprodução bidimensional e detectores de cristal de iodeto de sódio, a imagem demorava em torno de nove dias para ficar pronta pela baixa intensidade da fonte de irradiação.

Na segunda tentativa, Hounsfield usou tubos de raios-X comercial para adquirir a imagem de uma parte do cérebro de um cadáver que continha um tumor introduzido dentro de um plástico. A imagem mostrou de forma nítida a imagem do tumor dentro do crânio.

Figura 1. Hounsfield em 1972 apresentou a Tomografia Axial Computadorizada

Fonte: <http: // cienciahoje.uol.com.br> Acesso em Outubro 2014

O primeiro tomógrafo computadorizado do mundo foi utilizado em Atkinson-Morley's Hospital, em Wimbledon, Londres (Reino Unido). No Brasil o primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.

Figura 2. Corte transversal do cérebro de um paciente com um tumor, obtido por um tomógrafo por volta de 1976. Notar a comparação com o corte anatômico obtida na necropsia.

Fonte: <http://www.cerebromente.org.br> Acesso em Outubro de 2014

3. O QUE É TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?

A tomografia computadorizada baseia-se nos mesmos princípios técnicos que a radiografia tradicional, e na verdade é uma evolução dela. É um exame simples, capaz de obter diversas imagens em tons de cinza de diversos segmentos sucessivos de partes do corpo ou de órgãos selecionados as quais são geradas graças ao processamento por um computador de uma sucessão de imagens de raios-X de alta resolução e toma imagens fatiadas dos segmentos que examina, as quais o médico superpõe imaginativamente para obter uma visão tridimensional.

Hoje em dia existem vários modelos de aparelhos de tomografia computadorizada e o funcionamento deles pode diferir um pouco uns de outros, mas todos têm em comum o fato de se utilizarem dos raios X para obterem imagens do interior do corpo.

As imagens da tomografia podem ser tomadas em dois planos básicos: o axial (perpendicular ao maior eixo do corpo) e o coronal (paralelo a sutura coronal do crânio) e permitem reconstruções no plano sagital (paralelo a sutura sagital do crânio) e tridimensionais.

Figura 3. Tomografia no plano axial

Fonte: <http://anatpat.unicamp.br/textomeningiomas-imagem.html> Acesso em Outubro de 2014

Figura 4. Tomografia no plano sagital

Fonte: <http://anatpat.unicamp.br > Acesso em Outubro de 2014

Figura 5. Tomografia no plano coronal

Fonte: < http://anatpat.unicamp.br> Acesso em Outubro de 2014

4. OS PROCESDIMENTOS ADOTADOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A preparação para o exame é muito simples e consta apenas de cuidados antialérgicos nos pacientes que forem tomar contraste ou no jejum de seis horas para todos. Geralmente não é necessário suspender a medicação que o paciente venha usando, mas pacientes diabéticos que estejam tomando o medicamento Glucoformin e que forem usar contraste devem suspendê-lo três dias antes e três dias após o exame.

Os contrastes a base de bário são utilizados por via oral em exames que se deseja demonstrar melhor o tubo digestivo (ex.: esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso) nos exames de raio-X e tomografia computadorizada. Estes contrastes não são absorvidos pelo organismo e são eliminados juntamente com as fezes, tornando-as esbranquiçadas por alguns dias após o exame ter sido realizado. Dificilmente causam efeitos colaterais, sendo o maior problema, o gosto um pouco desagradável, o que pode ser disfarçado misturando-se groselha ou outro concentrado para sucos.

O exame de tomografia computadorizada é totalmente indolor e sem contraindicações e dura apenas cerca de 15 minutos. O paciente deve deitar-se em uma mesa que desliza para dentro de um tubo, a qual se desloca para permitir imagens de novas “fatias” do segmento ou órgão corporal examinado. O único desconforto que sentirá é o de dever permanecer imóvel durante a realização do procedimento. O aparelho que obtém as imagens consta de um tubo de cerca de 70 centímetros de diâmetro, sendo que de um de seus lados se encontra uma ampola que emite raios X e do lado oposto um aparato que capta a radiação e gera as imagens, transmitindo-as a um computador conectado ao aparelho. Nos aparelhos mais recentes a bomba de raios X gira 360º em torno do tubo, permitindo imagens mais detalhadas e nítidas.

Tem havido constantes avanços tecnológicos nesse campo e os aparelhos de última geração permitem imagens melhores, tomadas mais rapidamente. Nos aparelhos de tomografia mais antigos, a mesa se desloca alguns milímetros ou centímetros e para visando a realização de um novo corte, mas nos aparelhos atuais ela avança de maneira contínua enquanto os cortes são feitos. Com a tecnologia mais nova da tomografia computadorizada é possível até mesmo estudar a circulação sanguínea.

Entre as características das imagens tomográficas destacam-se os pixeis, a matriz, o campo de visão. O pixel é o menor ponto da imagem que pode ser obtido. Assim uma imagem é formada por uma certa quantidade de picheis. O conjunto de picheis está distribuído em colunas e linhas que formam a matriz. Quanto maior o número de picheis numa matriz melhor é a sua resolução espacial, o que permite uma melhor diferenciação espacial entre as estruturas. E após processos de reconstrução matemática, obtemos o Velox (unidade 3D) capaz de designar profundidade na imagem radiológica.

Figura 6. Realizando os exame de Tomografia Computadorizada

Fonte: < http://www.sergiocabral.com.br > Acesso em Outubro de 2014

5. AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

A maior vantagem da tomografia computadorizada em relação à radiografia tradicional é que ela permite o estudo de secções transversais do corpo, enquanto aquela apenas mostra as estruturas do corpo sobrepostas em um único plano, permitindo, assim, uma imagem espacial e maior nitidez. Além disso, é ela que permite distinguir entre si, menores diferenças de densidade nos tecidos e desta forma é capaz de captar anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns. Cada vez mais, este exame tem se tornado um dos mais requisitados métodos de diagnóstico por imagem.

As principais desvantagens da tomografia computadorizada residem no fato de utilizar radiação maior que uma radiografia tradicional. Essa radiação é ionizante e remove elétrons dos átomos por onde passa e isso tem um efeito negativo sobre o organismo. Embora o risco seja muito baixo, é de extrema importância que as exposições aos raios X sejam controladas e estejam dentro das normas vigentes.

6. QUANDO SE DEVE USAR A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?

A tomografia computadorizada é usada para detectar tumores, fraturas, obstruções circulatórias, alterações nas estruturas orgânicas e outras anomalias teciduais, sendo mais precisam para tecidos moles que as simples radiografias. Hoje em dia a tomografia computadorizada vem perdendo terreno para a ressonância magnética em virtude de duas grandes vantagens dessa última: imagens com maior definição e o fato de não usar energia radioativa.

Figura 7. Tomografia computadorizada, corte axial, janela para tecido duro, fratura em ossos próprios do nariz.

Fonte : < http://bucomaxilofacialdabahia.blogspot.com.br > Acesso em Outubro de 2014

Figura 8. Tomografia Computadorizada realizada em cortes axiais com contraste mostra volumoso tumor fronto-temporal D que causa grande desvio da linha média, deformação dos ventrículos laterais e hidrocefalia contralateral. O tumor apresenta área central hipodensa (provavelmente necrótica ou cística) com forte impregnação anular por contraste. É circundado por áreas hipodensas que representam edema ou infiltração tumoral.

Fonte : < http://anatpat.unicamp.br> Acesso em Outubro de 2014

Figura 9. Tomografia de tórax mostrando lesão osteolítica no 7º arco costal esquerdo, com grande componente de partes moles associado, medindo 12 x 6,5 cm nos maiores eixos.

Fonte: < http://www.medicinanet.com.br > Acesso em Outubro de 2014

Figura 10. Tomografia Computadorizada axial, clavícula, úmero, ombro deslocado, ombro, lesão óssea.

Fonte: < http://www.fisioterapiaparatodos.com > Acesso em Outubro de 2014

Figura 11. Tomografia Computadorizada evidenciando articulações sacroilíacas com lise e imagem hiperdensa, com formação de abscesso em músculo psoas à direita.

Fonte: < http://www.moreirajr.com.br > Acesso em Outubro de 2014

Figura 12. Tomografia computadorizada de coluna torácica lesão instável, completa, ao nível de C7 - T1.

Fonte: <http://www.boasaude.com.br > Acesso em Outubro de 2014

Figura 13. GIST do intestino delgado. A: Massa com densidade de partemoles,limites definidos, contornos iobulados, apresentando algumas áreas centrais hipotenuantes,e íntimo contato com alças intestinais. B:Massa aderida à parede do intestino delgado com componente extraluminal predominante.

Fonte: < http://www.scielo.br> Acesso em Outubro de 2014.

7. CONCLUSÃO

A Tomografia Computadorizada é um dos métodos mais eficazes por fornecer imagens mais precisas de ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo. Atualmente e o exame de escolha para investigar nódulos, tumores, vasos pulmonares e cerebrais.

Uma das principais vantagens da Tomografia Computadorizada é que permite distinguir diferenças de densidades entre tecidos, mais uma desvantagem desse tipo de exame é a utilização de radiação, pois tem efeito negativo no corpo humano como a capacidade de causar mutações genéticas visíveis.

Hoje em dia a Tomografia Computadorizada vem perdendo terreno para a Ressonância Magnética em virtude de duas grandes vantagens dessa última: imagens com maior definição e o fato de não usar energia radioativa.

BIBLIOGRAFIA

ABC.MED.BR, 2013. Tomografia computadorizada. Como é o exame?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/344744/tomografia-computadorizada-como-e-o-exame.htm>. Acesso em: 8 out. 2014.

SAUDE.IG.COM.BR, 2012. Tomografia computadorizada. Disponível em:< http://saude.ig.com.br/minhasaude/exames/tomografia+computadorizada/ref1237829936622.html>. Acesso em: 05 out.2014.

RADICOM-CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO MÉDICO POR IMAGEM.Tomografia computadorizada. Disponível em: < http://www.radicom.com.br/tomo.htm >. Acesso em: 07 out.2014.

CDE DIAGNOSTICO POR IMAGEM. Tomografia computadorizada. Disponivel em < http://www.cdenet.com.br/site/exames_realizados/8/tomografia_computadorizada/>. Acesso: 08 out. 2014.

...

Baixar como  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »