TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematologia forense

Relatório de pesquisa: Hematologia forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

SÃO PAULO

2014

Introdução

A Hematologia forense é um ramo da Biologia forense, que estuda manchas, salpicos, gotas de sangue, com o intuito de fornecer informações como:

- tipo de arma, que provocou a hemorragia;

- origem do sangue, a sua velocidade e o seu ânglo de impacto;

- número de golpes deferidos;

- posição e movimentos da vítima e agressor;

- ordem cronológica dos ferimentos;

- há quanto tempo o crime foi cometido;

- se a morte foi imediata, ou não.

O Sangue

Sendo responsável por cerca de 8 % em média da massa corporal humana, o sangue pode ser descrito como uma mistura de vários componentes, dentre eles,

destacam-se as células, proteínas, substâncias inorgânicas (sais) e água. Cerca de 55% (em volume) do sangue é denominado de plasma – constituído principalmente por água e sais dissolvidos. A maioria do material sólido são células, como os glóbulos vermelhos (eritrócitos) e os brancos (leucócitos) com funções específicas em nosso organismo.

O sangue tem inúmeras funções. Dentre tantas, podemos destacar o transporte dos gases oxigênio e dióxido de carbono pelo nosso corpo. Ele media a troca de substâncias entre órgãos e transporta os produtos metabólicos. O sangue também distribui hormônios ao longo do organismo.

A homeóstase também é função do sangue. A manutenção da temperatura corporal é realizada com sua ajuda, pois o calor é ‘transportado’ pelo sangue. Além disto, o balanço ácido-base é regulado por ele em combinação com os pulmões, fígado e rins. Há também a defesa contra agentes patogênicos e autoproteção, fenômeno conhecido como coagulação e que evita a perda excessiva do fluido vital. Como o sangue permeia todo nosso corpo, quando ocorrem avarias, por menor que sejam, ele tende a sair. A forma como este sai depende de como a lesão foi produzida.

O estudo das manchas de sangue para fins forenses faz parte da Serogia. Este é o termo usado para descrever a prática de uma gama de testes de laboratórios que usam reações de soro de sangue demais fluidos corporais. Tipo sanguíneo, caracteri-zação de manchas como sendo de sangue, teste de paternidade, identificação do sêmen em casos de estupro e exames de DNA são apenas alguns exemplos dos casos que a se-rologia abrange. Neste artigo estaremos analisando apenas algumas técnicas de uma vasta gama de testes.

Identificação de manchas de sangue

Quando uma mancha de sangue chega ao laboratório forense, a mesma é sujeita a testes muito sensíveis, porém pouco específicos, a fim de determinar se ela é de sangue ou não. A este tipo de análise se dá o nome de teste de presunção.

Exames presuntivos de sangue são geralmente catalíticos, envolvem o uso de agente oxidante, como o peróxido de hidrogênio [H2O2(aq)] e um indicador que muda de cor (ou luminescente) e que sinaliza a oxidação catalisada pela hemoglobina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com