TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hemoglobina

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 2

Hemoglobina

Hemoglobina é responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões aos tecidos, onde se encontra presentes nas hemácias. Além de ser importante para o transporte do oxigênio exerce também um efeito de tampão, pois impede que os íons h+ possam modificar o pH do sangue.

Para a hemoglobina se ligar ao oxigênio depende de uma unidade não peptídica, um grupo HEME. Este grupo da hemoglobina da sua cor característica. É constituído por uma parte orgânica e por um átomo de ferro.

Hemoglobina quando esta nas hemácias apresenta pouca afinidade por oxigênio, pois é o resultado da presença de bisfosfoglicerato um composto sintetizado, intermediário da glicólise. Quando se adiciona bisfosfoglicerato diminui a afinidade da hemoglobina por oxigênio.

Hemoglobina fetal (HbF) tem maior afinidade por oxigênio, porque as cadeias de B e y o mesmo numero de aminoácidos (146) exceto a posição (143), HbA tem uma histina e HbF uma sérina um radical imidazolico com carga positiva for substituído por um grupo polar sem carga. A concentração de BPG é igual nos sistemas circulatórios da mãe e do feto o HbF a liga se menos eficiente a forma desoxigenada deste hemoglobina fica menos estável e a sua afinidade por oxigênio aumenta.

Hemoglobina anormais são causadas por mutações que determinam alterações na estrutura da hemoglobina que levam a diminuição as síntese da cadeia polipeptídica, que causam patologia molecular que se refere a doença pela alteração de uma única proteína trazendo consequências variáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com