TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HEMOGLOBINA

Por:   •  5/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 6

1- HEMOGLOBINA

1.1- Estrutura, Constituição e Função

A hemoglobina é uma proteína globular com estrutura quaternária, contendo 4 cadeias polipeptídicas em um grupo heme ligado a cada uma das cadeias de globina.

Na hemoglobina são formadas duas cadeias do tipo alfa e duas beta, assim são um tetrâmero de cadeias, com isso há diferentes combinações entre essas cadeias, determinando 6 tipos de hemoglobinas na fase pré-embrionária e pós nascimento, a cada fase a síntese vai se adaptando às mudanças sofridas pelo corpo.

A parte da hemoglobina onde há ferro ligado é o grupo heme que chega até ele pela transferrina que o seu transportador. O complexo ferro-transferrina liga-e a membrana da hemácia por receptores específicos formam-se então vesículas contendo ferro que se desliga da transferrina e esta, volta ao plasma para o transporte de mais ferro.

O grupamento heme só começa a ser produzido após a entrada do ferro na hemácia, com excesso de ferro, os eritroblastos são chamados sideroblastos, e nos eritrócitos siderócitos. A síntese do grupo heme tem também a participação de várias enzimas, alterações na produção de alguma dessas enzimas podem gerar patologias que recebem o nome de porfírias.

A hemoglobina tem como função, fazer o transporte de oxigênio no sangue liberando-o nos tecidos, o que acontece pela sua capacidade dos átomos de ferro contidos nela se ligarem com o oxigênio reversivelmente.

2- PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NA SÍNTESE DA HEMOGLOBINA

2.1- Adquiridas

Deficiência de ferro.

2.2- Hereditárias

Mutações de aminoácidos, com formação de hemoglobinas variantes. Mutações na regulação quantitativa das globinas alfa (talassemia alfa) e globinas beta (talassemia beta).

3- CÂMARA DE NEUBAUER

Câmara de Neubauer também referida como hemocitômetro, é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão. Podem ser contadas as células sanguíneas, tais como as hemácias ou eritrócitos, os diferentes tipos de leucócitos (leucócitos granulócitos e agranulócitos) como também as plaquetas. Além disto, podem ser enumerados também alguns microorganismos.

No centro desta lâmina existem várias linhas perpendiculares com marcações em quadrantes. Ao analisar em microscópico com a objetiva de imersão, pode-se perceber que existem três tipos de quadrantes, que juntos formam um quadrado maior. Estes quadrantes são usados para fazer as contagens e assim determinar a concentração de células em um determinado volume de fluido, para poder calcular a concentração de células no líquido global (do qual foi tirado à amostra analisada).

A amostra líquida contendo células a ser analisadas é colocada na câmara após ser diluída e logo em seguida coloca-se uma tampa de vidro (lamínula) sobre a câmara de Neubauer para fazer a contagem.

Atualmente, existem aparelhos automáticos que fazem este tipo de contagem. Porém, a contagem manual às vezes é necessária para verificar se o resultado obtido pelo aparelho é realmente válido, principalmente em caso onde há doenças graves como leucemia. Assim, a contagem através da câmara de Neubauer é recomendável para comprovar certos resultados, sendo usado em casos de dúvidas da metodologia automática.

Figura 1 – Quadrantes da câmara Figura 2 – Amostra sendo colocada

4- CONTAGEM DE HEMÁCIAS

A contagem de hemácias em geral é pedida como parte do hemograma, para diagnosticar ou monitorar muitos distúrbios que afetam a produção ou a sobrevida das hemácias. Quando a produção de hemácias na medula óssea se altera, pode haver aumento ou diminuição da sua contagem. Se há destruição excessiva de hemácias (hemólise), a contagem diminui causando anemia.

Alterações da contagem de hemácias mostram que há um problema na sua produção ou destruição, mas não indica a causa. É necessário fazer outros exames para esclarecimento, como esfregaço de sangue, contagem de reticulócitos, dosagem do ferro sérico, vitamina B12 e folato e, em alguns casos, aspirado e biópsia de medula óssea.

A contagem de hemácias é usada também regularmente para monitorar pessoas com distúrbios sanguíneos, doenças renais, distúrbios hemorrágicos, anemia crônica e policitemia. Quimioterapia e radioterapia com frequência afetam a medula óssea, e são normalmente acompanhadas com hemogramas.

Como a contagem de hemácias é feita em geral como parte do hemograma, também são levados em consideração outros valores. Uma queda da contagem de hemácias é interpretada em conjunto com outros resultados, como hemoglobina, hematócrito, contagem de reticulócitos, e índices hematimétricos. O hemograma em geral é feito por aparelhos automáticos, mas exames manuais, como a observação de um esfregaço de sangue ao microscópio, podem fornecer outros dados úteis.

Durante a gravidez, a retenção de água dilui as células do sangue, diminuindo a contagem de hemácias.

Pessoas que vivem em grandes altitudes têm contagens de hemácias maiores, por causa da menor quantidade de oxigênio no ar.

Mulheres têm contagens médias mais baixas que homens.

4.1- Solução de Grower

Trata-se de uma solução diluente utilizada para a contagem se células vermelhas. Esse diluente não pode ser mistura com o diluente para a contagem de leucócitos ( solução de Turk), pois este ultimo promove a lise de hemácias.

5- CONTAGEM DE LEUCÓCITOS (GLÓBULOS BRANCOS DO SANGUE)

O material a ser analisado é o sangue extraído da veia do braço. O tempo gasto para obter o material: 5 a 10 minutos. A finalidade é obter a quantidade de glóbulos brancos, ou leucócitos por mm cúbico, no sangue, para evidenciar ou não, a presença de infecção ou inflamação. Também é utilizado para acompanhar a evolução do tratamento, de doenças infecciosas ou inflamatórias e no controle de tratamentos usando quimioterapia ou radiação. A preparação prévia (jejum de 12 horas). Os resultados são obtidos pelos valores referência (valores normais) sendo de 4.100 a 10.900 leucócitos por mm3.

Valores aumentados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com