TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Herbívoros Amostrados com coleta manual

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

Herbívoros amostrados com coleta manual

Karoline Ketlhyn Mroszkoski

Rosani Maria Verus

Introdução:

A classe Insecta é a que comporta o maior número de espécies de animais que os outros grupos. Os insetos são superiores as demais classes quando se trata da habilidade em se adaptar habitantes e com maiores chances de sucesso do ambiente terrestre. Os insetos são diferentes dos outros artrópodes porque apresentarem o corpo dividido em uma cabeça, um tórax e um abdômen. A cabeça porta um par de antenas e os apêndices alimentares; o tórax transporta três pares de pernas; o abdômen não tem apêndices (RIBEIRO & FERNANDES; 2000).

As habilidades da maioria dos insetos possuem de voar contribui bastante para o seu sucesso. O vôo capacita à distribuição, a descoberta de fontes alimentares e de habitats, a fuga de predadores e os processos reprodutivos. A maioria dos insetos tem dois pares de asas toráxicas, embora um par se encontre reduzido, modificado ou perdido em vários grupos. O vôo desenvolve-se precocemente na história evolutiva dos insetos, mas alguns grupos (apterigotos), tais como os calêmbolos e os tisanuros, são primitivamente não-alados (BUZZI, 2002).

 As peças bucais consistem de um par de mandíbulas, um par de maxilas e de um lábio (segundas maxilas fundidas). Primitivamente, as peças bucais adaptaram-se para mastigar o material vegetal, mas também modificaram–se para uma larga variedade de dietas e modos alimentares, incluindo perfuração e sucção. Um sistema traqueal proporciona uma troca gasosa. Os espiráculos localizam-se ao longo dos lados do tórax e abdômen, mas variam em número dependendo da espécie. O resíduo nitrogenado dos insetos é o ácido úrico, excretado atreavés dos túbulos de Malpighi. Os insetos são capazes de produzir uma urina hiperosmótica, que junto com a epicutícula cérrea, é uma adaptação importante para a redução da perda hídrica e contribui para o sucesso dos insetos como animais terrestres (CARVALHO; RAFAEL; COURI; SILVA; 2012).

 O coração tubolar localiza-se na parte dorsal do abdômen e propele o sangue anteriormente através de uma aorta curta. O restante do sistema sanguíneo vascular é uma hemocele. A maioria dos insetos possui um par de grandes olhos laterais, três ocelos no topo ou na frente da cabeça e uma grande variedade de tipos de órgãos sensoriais localizados sobre a superfície corporal, especialmente nas antenas e pernas. A maioria dos insetos transfere o esperma em espermatóforos. Primitivamente, a transferência é indireta, como como em muitos outros artrópodos terrestres, mas na maioria dos insetos, o macho deposita os espermatóforos diretamente dentro do sistema reprodutivo feminino. A fêmea deposita os ovos envoltos em revestimentos protetores. A clivagem é tipicamente superficial (COLLUCCI; MACHADO; 2012).

Nos insetos primitivos, os estágios juvenis são semelhantes aos adultos. Nas ordens superiores, o juvenil adquire gradualmente determinadas estruturas (tais como asas) durante o curso do desenvolvimento. O desenvolvimento com estágios larvais e metamorfose completa é uma especialização das ordens que contêm os besouros, as moscas, as abelhas e as vespas. O desenvolvimento desse tipo permite que os juvenis e os adultos explorem os diferentes habitats e fontes alimentares. O parasitismo evoluiu várias vezes na evolução dos insetos. Os juvenis, os adultos ou ambos podem ser parasitas (RIBEIRO & FERNANDES; 2000).

Coletar, montar e preservar insetos é uma excelente maneira de aprender sobre eles. Quase não há restrições quanto a se coletar insetos; o mesmo não pode ser dito de outros animais, ou de plantas. Você pode defrontar-se com restrições à coleta apenas em certos parques ou reservas nacionais. (GALLO;  NAKANO; SILVEIRA; CARVALHO,; BATISTA; BERTI; PARRA; ZUCCHI; ALVES; VENDRAMIM; MARCHINI; LOPES; OMOTO; 2002).

Objetivos: 

Coletar o maior número e diversidade de espécies de insetos herbívoros através de coleta manual para posteriormente montar um insetário dos mesmos.

Material e método:

Este trabalho de pesquisa será desenvolvido em dois fragmentos de matas próximas a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, do município de Realeza - PR, localiza no Campus. Sendo que, o tamanho da mata onde se localiza a nascente é de 7.547 m² + 31.603 m² de mata, tendo como coordenada geográfica latitude 25° 47′ 21.674″ S, longitude: 53° 31′ 43.572″ W. Existindo varias fitofisionomias típicas do bioma de Mata Atlântica. O clima da região é do tipo Aw, segundo a classificação de Koppen (Lohmann 1993), caracterizado por apresentar inverno frio e chuvoso e verão quente e chuvoso (Rosa et al. 1991). A coleta será realizada durante o dia 17 do mês de setembro, na estação quente e úmida da região. A partir disto a metodologia que será utilizada é a de levantamento a partir de transectos (trilhas) no decorrer da mata, as trilhas serão de aproximadamente 500 metros. Conforme a proporção de insetos herbivoros que iremos encontrando em cada ambiente que iremos percorrer vamos  aumentar o nosso percurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com