TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão Arterial

Trabalho Escolar: Hipertensão Arterial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial sistemática é reconhecida como uma afecção crônica mais conhecida na atualidade e é considerada um grave problema na saúde da população (Bernardi, 2010.), também é considerada como o principal fator de risco de morbidade e mortalidade, segundo dados do ministério da saúde (Perin, 2011).

Vários são os fatores de risco para seu aparecimento como, a obesidade, o sedentarismo, a alimentação, o tabagismo, o etilismo, a idade, o gênero, a etnia, o histórica familiar (Bernardi, 2010 SBC Associadas a alterações funcionais ou estruturais dos órgãos alvos como: o coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos. (SBN) PICCINI, 2012).

A prevenção primaria à programação da saúde buscam a prevenção, a detecção e o controle da hipertensão arterial sistemática (HAS), devem ser metas prioritárias dos profissionais da saúde (Bernardi, 2010; SBN, 2010).

A HAS, é considerada uma doença crônica porem não transmissível, podem ter indivíduos assintomáticos, que dificultam o diagnostica e o tratamento precoce (Bernardi, 2010.).

Dois tipos de abordagem terapêutica são utilizados na hipertensão arterial como o tratamento não medicamentoso, baseado em mudanças no estilo de vida, como por exemplo: alimentação saudável, controle de peso, redução ao consumo de álcool, abandono do fumo e tratamento medicamentoso, como diuréticos e anti-hipertensivo. (Bernardi, 2010) SBC 2010.

Com a realização do exercício físico os benefícios tem grande importância para o controle de peso corporal, melhora a mobilidade articular, melhora a resistência física, aumenta a densidade ósseo, melhora a forca muscular, melhora a resistência à insulina e diminui a pressão arterial (Bernardi, 2010).

A HAS pode ser classificada em:

• Normal < 120 e < 80 mmhg.

• Pré-Hipertensão 120 – 139 e 80 – 89 mmhg.

• Hipertensão estagio 1: 140 – 159 e 90 e 99 mmhg.

• Hipertensão estagio 2: > 160 e > 100 mmhg.

PA norma – prevenção e reavaliação anual.

Pré-hipertensão – mudança do estilo de vida e reavaliação a cada 6 meses.

Hipertensão estagio 1 - mudança do estilo de vida e reavaliação a cada 2 meses.

Hipertensão estagio 2 - mudança do estilo de vida e reavaliação a cada 2 meses, tratamento medicamentoso (Bernardi, 2010).

Cada fisioterapeuta escolhe a melhor avaliação para a população que ira ser beneficiada pelo programa de exercícios físico, como por exemplo, a frequência mínima de pelo menos 3 dias na semana, frequência e duração de acordo com as condições físicas de cada um, com intensidade moderada, ficar atentos aos sinais HEMODINAMICOS (sudorese, câimbras, dispneia).

Mas faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, que desenvolve importante função nos níveis de atenção a saúde de forma assistencial e educativa (Bernardi, 2010.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com