TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipertensão Arterial

Pesquisas Acadêmicas: Hipertensão Arterial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a hipertensão arterial sistêmica constitui um dos problemas de saúde pública de maior prevalência, pois se trata de uma doença multifatorial que apresenta risco de mortalidade por níveis altos sustentado da pressão arterial- PA (PA≥140 x 90mmHg), geralmente associado as alterações funcionais e /ou estruturais dos órgãos como: coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos, e as alterações metabólicas com desenvolvimentos do risco de acidentes cardiovasculares (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2013).

Embora o risco que a Hipertensão arterial sistêmica representa a adesão à terapia anti-hipertensiva ate então permanece insatisfatória e continua sendo um desafio para os serviços de saúde e as politicas públicas, em especial na atenção primaria á saúde (APS), pois o maior número de portadores de HAS não tem a sua pressão arterial monitorada adequadamente, oque pode ser observado pela baixa adesão ao tratamento (RIBEIRO et al. 2012).

O tratamento pode ser realizado de forma medicamentosa e não medicamentosa, o tratamento medicamentoso e realização com base através de drogas prescritas pelo médico de acordo com a gravidade do paciente, já o tratamento não medicamentoso é feito através de controle de peso, na melhora dos cuidados nutricionais, na moderação no consumo de bebidas alcoólicas e na redução do consumo de sódio etc(FIGUEIREDO, ASAKURA, 2010).

O excessivo consumo de sódio representa um considerável papel na fisiopatologia da HAS tanto em humano quanto em animais em experimentos (VASCONCELOS et al.,2010)

Em relação à terapia não medicamentosa a alimentação e os cuidados nutricionais ocupam a maior importância na mudança de hábitos e estilo de vida dos portadores com HAS, a terapia não medicamentosa visa desenvolver estratégia que tem por objetivo a mudança do estilo de vida e que pode levar a redução ou até mesmo o desuso dos medicamentos (RIBEIRO et al,2012).

Devido à saliência do tema o objetivo desse estudo e apresentar a importância dos cuidados nutricionais em portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

2. OBJETIVO

2.1 OBJETIVO GERAL

Associar as práticas do cuidado nutricional, ao controle e tratamento da HAS.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Proporcionar adesão ao tratamento não farmacológico.

.

3 METODOLOGIA

3.1 Tipo de pesquisa

Trata-se de uma pesquisa descritiva; bibliográfica; do tipo qualitativo caracterizado com o proposito de esclarecer a importância de uma dieta saudável para o tratamento e controle não farmacológico da HAS. Através do levantamento bibliográfico, com o intuito de promover a saúde do individuo por meio do cuidado nutricional.

3.2 Local e período da pesquisa

Utilizou-se como banco de dados, artigos disponível no LILACs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), SCIELO (Science Eletronic Labrary Online), teses, monografias e manuais publicados nos períodos de 2009 a 2014.

3.3 Coleta de dados

Para a busca de dados foram utilizadas as palavras chave: HIPERTENSÃO, NUTRIÇÃO, e TRATAMENTO.

3.4 População e amostra

O tema em estudo foi delimitado em artigos científicos online manuais e livros que descreviam temas relacionados aos aspectos centrais da temática como a importância na dieta saudável e a orientação no controle da HAS.

A amostra foi constituída por 20 artigos científicos online, 2 manuais, e 2 livros da biblioteca ,da Universidade Anhanguera Uniderp.

3.5 Critérios de inclusão

Veiculo de Publicação: artigos científicos Manuais do Ministério da saúde e livros didáticos.

Ano de Publicação: de 2009 a 2012.

Referências que tiveram como objetivo do estudo o cuidado nutricional e temas relacionados.

3.6 Critérios de exclusão

Artigos de publicação estrangeira que não apresentavam relação com a temática discutida.

Ano de Publicação inferior a 2000.

3.7 Análises de Dados

Após a pesquisa foram realizadas criteriosas leituras dos artigos, onde os dados foram discutidos.

4 REFERENCIAL TEORICO

4.1 Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS)

A hipertensão arterial sistêmica é uma enfermidade que manifesta alto risco de mortalidade em consequência de suas complicações cardiovasculares, cerebrais e renais (Piati; Felicetti e Lopes, 2009).

A hipertensão arterial é considerada uma doença sistêmica que causa alterações nas estruturas das artérias e do miocárdio relacionado à falha endotelial e constrição e remodelamento da musculatura lisa vascular, logo entende-se que a hipertensão arterial é a pressão realizada pelo sangue em movimentação na parede das artérias causando o aumento dos valores normais, que é definida pela pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 140 mmHg e pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 90 mmHg(OLIVEIRA,2011).

Atualmente considerada como uma doença multifatorial que constitui um dos problemas de saúde publica a doença afeta um valor significativo de pessoas, pois trata-se de uma doença muitas vezes silenciosa e assintomática causando assim danos irreversíveis. Em virtude disso é necessário o conhecimento dos hábitos alimentares saudáveis e dos estados antropométricos que é um exame realizado pra obter resultados dos valores de peso e altura dos hipertensos, realizando assim a promoção e o aconselhamento nutricional adequado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com