TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histologia Basica

Monografias: Histologia Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

O Tecido Conjuntivo caracteriza-se pela riqueza de material intercelular, o principal constituinte do Tecido Conjuntivo, (o que afasta suas células uma das outras), sendo este constituído por Fibras (Colágenas, Reticulares Elásticas, Oxatalânicas e Elaunínicas) e Substância Fundamental Amorfa. Possui também um número limitado de células com diferentes tipos e funções. O Tecido Conjuntivo origina do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais.

A ampla variedade de tecidos conjuntivos reflete a variação na composição e na quantidade dos 3 componentes (células, fibras e substância fundamental amorfa), os quais são responsáveis pela notável diversidade estrutural, funcional e patológica do tecido conjuntivo.

CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO

Algumas células do Tecido Conjuntivo são produzidas localmente e permanecem nele, outras, tais como os leucócitos, vem de outros territórios e podem habitar temporariamente esse tecido. As células do Tecido Conjuntivo são as seguintes: Fibroblastos, Fibrócitos, Miofibroblastos, Macrófagos, Mastócitos, Plasmócitos, Adipócitos e Leucócitos (Neutrófilos, Eosinófilos e Linfócitos).

Fibroblastos

São células ativas muito comuns do Tecido Conjuntivo, possui prolongamentos citoplasmáticos irregulares, núcleo grande, claro e ovóide. O citoplasma é rico em Retículo Endoplasmático Rugoso e Mitocôndrias e possui o complexo de Golgi desenvolvido. Raramente se dividem nas pessoas adultas, exceto quando o organismo requer fibroblastos adicionais. É responsável pela síntese da matriz extracelular e pelos processos de cicatrização dos tecidos lesados. Nos adultos os fibroblastos não se dividem com freqüência, entrando em mitose apenas quando ocorre solicitação (lesões no Conjuntivo, por exemplo).

Fibrócito (fibroblasto inativo)

O fibrócito é uma célula menor que o fibroblasto, com aspecto fusiforme e com menor número de prolongamentos citoplasmáticos. Possui núcleo pequeno, escuro e alongado, sendo deficiente em RER, mitocôndria e Golgi. Os fibrócitos são células metabolicamente quiescentes (já fabricou muito e está em descanso). Com estímulo adequado o fibrócito volta a sintetizar fibras, reassumindo a estrutura dos fibroblastos.

Miofibroblasto (fibroblastos especiais)

O miofibroblasto possui características intermediárias entre o fibroblasto (morfologia) e célula muscular lisa (possui agregado de actina e miosina no citoplasma). A quantidade de miofibroblasto é relativamente escassa, porém aumenta na presença de feridas, já que tem por função contrair o Tecido Conjuntivo lesado uma vez que desempenha função contrátil contribuindo para a retração e encolhimento do tecido da cicatriz e o fechamento desta. Em lesão tecidual periférica (lâmina basal foi preservada), as células epiteliais sofrem mitose e reparam a lesão. Já em lesão tecidual profunda (lâmina basal foi destruída), a área do tecido morto é reparada pelo conjuntivo.

Macrófago (Células Recolhedoras de Resíduos)

Os macrófagos possuem características morfológicas muito variáveis que dependem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com