TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Infantil

Monografias: Historia Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Arte, Criatividade e Recreação

Conto: Maria, João e a Rainha da Neve

Em uma cidadezinha pacata perto da Floresta Encantada vivia Maria e João com a Vovó Anastácia que sempre lhes contava história.

Um dia depois do almoço Maria e João saíram para brincar no quintal, neste momento um duende malvado que viajava pelas galáxias, estava passando pela terra e viu os dois. Para acabar com a alegria deles o duende enfeitiçou um espelho e o quebrou em mil pedacinhos em direção a Terra, atingindo em cheio os dois amigos. Um dos estilhaços do espelho caiu no olho de João e fez com que ele ficasse malvado no mesmo instante. João enfeitiçado começa a tratar mal Maria e sai correndo em direção a Floresta Encantada, cansado ele senta ao pé de uma árvore para descansar. Não demora muito a Rainha da Neve passa por ali e leva João para seu castelo de gelo.

Maria fica preocupada, pois, João não volta da Floresta Encantada e ele esta muito diferente. Determinada ela parte a procura de João pela Floresta Encantada. Todas as pessoas que Maria acha pelo caminho pergunta de João mais sempre ganha a mesma resposta: Não vi! Mas mesmo assim ela continua procurando por João e entra cada vez mais na Floresta Encantada até chegar em uma casa coberta de flores e aonde o sol brilha sempre. Maria fica encantada com a casa e decidi perguntar a senhora sentada em um balanço sobre João. Essa senhora é a irmã da Rainha da Neve, a Senhora do Verão, que se encanta por Maria e joga um feitiço para que a menina se esqueça de tudo e fique para sempre com ela. Passados alguns dias Maria continua enfeitiçada pela Senhora do Verão e esquecida de João, mas a Senhora do Verão fica arrependida e liberta Maria do encanto e conta a ela que João esta no Castelo da Rainha da Neve e esta quase congelando e ela precisa correr para salvo-ló. Maria corre desesperada pela Floresta Encantada até encontrar uma rena falante que conhece o caminho para o Castelo da Rainha da Neve e leva Maria até lá. Chegando lá Maria consegue passar pelos guardas e encontra João quase congelado. Emocionada Maria abraça João e uma de suas lágrimas quentes cai no peito de seu amigo esquentando o coração de João e o libertando do encanto da Rainha da Neve. João por sua vez também começa a chorar e com suas lagrimas o estilhaço do espelho enfeitiçado do Duende Malvado sai de seu olho salvando assim sua vida.

A Rainha da Neve leva os dois de volta pra casa onde eles foram muito felizes. Quanto ao Duende Malvado, a Rainha da Neve soprou um vento gelado e o duende foi parar em um buraco negro e sumiu para sempre.

Resumo do PLT –

As Artes do universo Infantil (pág 160 a 175)

A importância do teatro na educação infantil é fundamental para trabalhar a socialização, a psicomotricidade e a dramatização da criança. Com essa ferramenta podemos também trabalhar com gêneros textuais e contos. Assim a criança aprende com mais prazer.

Como diria o teórico Bakhtin às crianças tem mais prazer em atuar, pois elas já vivenciam essas fantasias com seus personagens favoritos como princesas e heróis.

O teatro na educação infantil é muito importante também para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois, permite a criança a inventar suas próprias histórias e seus próprios mundos.

Perguntas e respostas

1) O que é teatralidade?

R: É a produção de forma de significantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com