TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da História na Educação Infantil

Tese: A Importância da História na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Tese  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

Didática e Prática de Ensino

TÍTULO: A Importância da História na Educação Infantil

PROFESSOR EAD: Maria Clotilde Bastos

PROFESSOR PRESENCIAL: Alyne Fernandes das Dores

LUNARA TREVISAN FERREIRA DE ALMEIDA RA: 377814

NILSA APARECIDA MATOS DE OLIVEIRA RA: 377804

VANESSA DE LOURDES AVILA RA: 375448

TATIANE CRISTINA SACHS RA: 382746

ELISANDRA CARVALHO RA: 385247

TELEMACO BORBA

23 DE ABRIL DE 2013

INTRODUÇÃO:

Para ajudar os docentes, existe a disciplina de didática de ensino, esta disciplina nos leva a uma melhor compreensão do trabalho do professor em sala de aula. Ela contribui tanto para a formação do professor no âmbito educacional, bem como no contexto da sociedade. Sendo assim, muito nos ajudou na realização deste trabalho.

Etapa 1:

Nome do projeto: A Importância da História na Educação Infantil

Publico alvo: 2° Ano Ensino Fundamental

Justificativa: A leitura deve está presente todos os dias, incluída na rotina dos alunos.

Deve-se ensinar aos alunos o prazer de ler, deve ser uma habilidade a ser tomada desde cedo na vida dos pequenos. Foi observada na escola (qual foi escolhida para o desenvolvimento da temática) que os alunos apresentam certa dificuldade com a leitura, então, pensamos neste projeto para proporcionar um momento entre a leitura e as crianças, alcançando a construção da escrita e a reconstrução de conhecimentos sobre os textos trabalhados.

Objetivos gerais específicos:

Este projeto tem como objetivo, propiciar para os alunos momentos com livros que propicie de maneira lúdica a experiência e gosto pela leitura assim, desenvolvendo a criatividade dos alunos e a imaginação, através de:

- Exploração de diversos livros;

- Desenvolver a capacidade de criatividade e socialização com o mundo dos livros;

- Instigando a curiosidade das crianças.

Cronograma: 1ª Semana

Desenvolvimento:

- Elaborar um ambiente de troca de saberes com os livros, ou seja, partindo do que as crianças já sabem.

- Proporcionar trabalhos e atividades lúdicas, colagens e desenhos com os personagens dos textos trabalhos.

- Confecção de livros, justamente com as crianças, desde a capa, ilustrações.

- Valorização e exploração acerca dos temas pelos alunos.

Etapa 2:

Para realizar esta etapa freqüentei um centro municipal de educação infantil, onde após a rotina do CEMEI, em oferecer o café da manhã para as crianças, a professora iniciou a aula com as atividades permanentes: chamada, calendário, oração e musica. Para a chamada, cada criança tem seu nome escrito em uma flor, então a professora chama o determinado aluno para colocar a flor no “jardim” feito pela professora, neste dia estavam presentes 20 alunos.

A professora seguiu a aula chamando um aluno para pintar o dia no calendário após cantou musicas com as crianças para animá-los e fez a oração, a seguir partiu para a exploração de imagens do corpo humano. Instigando às crianças o que elas viam nas imagens. A sala apresentava um ambiente agradável, onde professor e aluno tem uma boa relação.

ANALISE SOBRE AS RELAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE

(TEORIAS) E A IMPORTANCIA DO USO DA LEITURA.

Por optarmos pelo trabalho com a leitura, nos limitamos a comentar o livro como uma didática. Não podendo nos esquece que a arte de ler é prazerosa e nos leva a novos caminhos, ensinando-nos a cada vez mais, desvendando mistérios e os encantos da vida, por isso a função pedagógica da literatura infantil. Para GERALDI 1991 é fundamental que o professor tenha uma concepção interacionista de linguagem, pois é a concepção que norteia a metodologia e a sua postura dentro de todo o processo de ensino. Propor e oferecer objetivos específicos de leitura ao aluno para a leitura de um texto é proporcionar que ele saiba o “porque” ler um texto. O professor deve ensinar o aluno que não deve - se ler por ler, ou seja, a leitura tem por objetivo informar ao leitor o que a leitura vai acrescentar na sua vida, como vai fazer dele um participante da sociedade, contribuindo para que ele possa reconhecer seus gostos ou necessidades da leitura. Um professor não deve ser conhecedor só de teorias, mas ter o conhecimento sobre elas. A teoria deve estar unida à pratica, assim ajudando o professor diante de uma atividade a encaminhá-la para o que se pretende, ou seja, o objetivo a ser alcançado. Por isso o professor deve ser conhecedor de teorias sobre leitura que tornam o leitor como sujeito ativo na construção de significados (BRASIL, 1997; sobre leitores que utilizam de estratégias para compreensão do texto lido (SOLÉ, 1998); sobre a importância da ativação do conhecimento prévio (KLEIMAN, 1989); da leitura como produção de significados e sentidos (SOLÉ, 1998); tornando-se o autor do texto (DELL’ISOLA, 1996); entre muitas outras teorias que possam interagir com sua prática e ainda o professor tendo uma concepção interacionista de linguagem (GERALDI, 1984); compreenderá a importância da interlocução do dialogo (BACKTIN/VOLOCHINOV,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com