TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homeostase

Exames: Homeostase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  216 Palavras (1 Páginas)  •  543 Visualizações

Respostas do Estudo dirigido Aulas 1, 2 e 3

Aula 1

Questão 1

Homeostase: Nada mais é do que a manutenção do meio interno do organismo em equilíbrio através dos mecanismos fisiológicos e reações comportamentais.

Questão 2

Questão 3

Aula 2

Questão 1

Sim. O SNA é o componente eferente do sistema nervoso visceral, ou seja, é o sistema motor periférico destinado ao suprimento nervoso dos músculos cardíaco e liso e de muitas glândulas, estando sujeito a controle reflexo e cerebral.

O sistema nervoso autônomo regula funções subconscientes tais como: pressão arterial, frequência cardíaca, motilidade intestinal e o diâmetro pupilar (midríase = abertura da pupila; miose = fechamento da pupila).

Questão 2

Quando é feito o exercício físico o nosso organismo provoca adaptações para manter a homeostasia. Há aumento do debito cardíaco, redistribuição do fluxo sanguíneo e elevação da perfusão circulatória para os músculos da atividade. A pressão sistólica aumenta de acordo com o debito cardíaco (FC X Vol ejetado) e a PA diastólica reflete a eficiência do mecanismo vasodilatador local dos músculos em atividade.

Sim, o aumento da frequência cardíaca impulsiona o aumento da pressão arterial, porque: Se a Frequência cardíaca aumentar, aumenta o Débito cardíaco. Com o aumento do Débiito cardíaco aumenta a Pressão arterial.

PA = DC x RP (resistência periférica)

DC = FC x VE (volume ejetado)

Questão 3

Aula 3

Questão 1

Pag 72, 73

Questão 2

Pag 79, 80

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com