TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hormônio Do Crescimento

Dissertações: Hormônio Do Crescimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Os hormônios têm papel fundamental no controle do metabolismo corporal. Dentre eles, o hormônio do crescimento (GH) é um dos mais estudados, porém alguns aspectos fisiológicos ainda permanecem desconhecidos.

O exercício físico é considerado um potente estimulador da síntese de GH, fatores como intensidade, volume e frequência podem influenciar a concentração de GH.

Aspectos gerais do GH

O GH, também conhecido como somatotropina ou hormônio somatotrófico, é o mais abundante hormônio secretado pela adenohipófise. Dois genes principais estão relacionados com a síntese do hormônio do crescimento: o gene normal do GH, expresso na hipófise e o gene variante do GH expresso na placenta e detectável na circulação somente durante a gravidez ou lactação.

Em relação aos receptores de GH, estes existem em diversos tecidos corpóreos, tais como: músculos esqueléticos, fígado, rins, pâncreas, coração, intestino, pulmão e cérebro.

Mecanismos de ação do GH

O GH tem ação anabólica, ao estimular o crescimento tecidual, e metabólico, alterando o fluxo, a oxidação e o metabolismo de praticamente todos os nutrientes na circulação.

O GH é caracterizado como hormônio “diabetogênico”, ou seja, aumenta a concentração de glicose circulante e, consequentemente, estimula a liberação de mais insulina para manter a glicemia adequada. A ação diabetogênica do GH é apontada como uma das maiores limitações ao uso crônico de altas doses de GH, pois pode provocar hiperglicemia, fator de risco para diversas complicações cardiovasculares.

Efeitos metabólicos do GH no exercício físico

Metabolismo protéico e desempenho: os efeitos do GH no metabolismo protéico dependem da interação entre o GH, as IGFs (mediadores dos efeitos anabólicos do GH) e os substratos, em especial, as proteínas. Em situações de ausência ou redução acentuada da síntese do GH, verifica-se diminuição na quantidade de massa muscular, força e resistência muscular.

Metabolismo lipídico: estudos demonstram que o GH promove aumento na concentração sérica de glicerol e AGL, sugerindo aumento da lipólise no tecido adiposo. Por outro lado, a redução da concentração de GH ou ausência total favorece o acúmulo de gordura pelo tecido adiposo.

Efeitos do exercício físico sobre o GH

Exercício aeróbio: na maior parte dos casos, indivíduos treinados ou atletas apresentam menor liberação do GH comparados a indivíduos não treinados; mulheres apresentam maior amplitude e frequência na liberação do GH que homens; indivíduos mais velhos (>40 anos) apresentam menor liberação de GH que indivíduos jovens (20 anos).

Exercício resistido: indivíduos não treinados em geral apresentam maior concentração do GH que indivíduos treinados ou atletas diante de um mesmo esforço; homens apresentam maior amplitude e frequência na liberação do GH que mulheres; indivíduos mais velhos (70 anos) ou de meia idade (40 anos) apresentam menor liberação do GH que indivíduos jovens (20 anos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com