TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horta Suspensa De Garrafa Pet Na Escola: Instrumento Para A Educação Ambiental E A Interdisciplinaridade

Por:   •  29/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ESCOLA NORMAL SUPERIOR – ENS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENSINO DE CIENCIAS NATURAIS

Horta Suspensa De Garrafa Pet Na Escola: Instrumento Para A Educação Ambiental E A Interdisciplinaridade

Manaus

2015

Lorena Brito de Carvalho

Horta Suspensa De Garrafa Pet Na Escola: Instrumento Para A Educação Ambiental E A Interdisciplinaridade

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientifica sob a orientação da Prof.ª..

Manaus

2015

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a construção de uma horta utilizando garrafas PET, usando como instrumento para trabalhar a educação ambiental e a interdisciplinaridade. O projeto foi desenvolvido com alunos do 7º ano da Escola Estadual Engenheiro Artur Soares Amorim, no município de Manaus, Amazonas. Durante o desenvolvimento do projeto, foram trabalhadas noções de Educação Ambiental, com foco na reutilização e reaproveitamento de material e sua importância para a sustentabilidade. A escolha de garrafas PET estimulou a interação entre os alunos, que fizeram campanha para arrecadar garrafas, ajudando a divulgar e estimular outros com a ideia. A interação se estendeu a alunos e professores de outras disciplinas, já que foi trabalhada a interdisciplinaridade, principalmente com professor de Ciências, Artes e Matemática, orientando na parte biológica, na preparação e ornamentação das garrafas e da área e nos cálculos da área usada para a horta, respectivamente.

Palavras-chave: Horta escolar, reutilização, interdisciplinaridade.

Introdução

        O presente trabalho pretende desenvolver e implantar na Escola Estadual Sebastião Norões a horta suspensa, que tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia da escola, gerando fonte de observação e pesquisa, exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos. ESSE TRECHO É ENCONTRADO EM MUITAS FONTES DIFERENTES BUSCANDO NO GOOGLE. CITAR A FONTE ORIGINAL, DE ONDE PEGOU ESSA INFORMAÇÃO.Com isso, os alunos construíram diversos canteiros utilizando garrafas pet. LORENA, NA MINHA OPINIÃO VOCÊ JÁ COMEÇOU O TEXTO COM SEU OBJETIVO. EU TIRARIA ESSE PRIMEIRO PARÁGRAFO. ATENTAR PARA TEXTO ESCRITO NO PASSADO E NO FUTURO, SE VAI EXECUTAR E APRESENTAR RESULTADOS, DEVE SER TUDO NO PASSADO, JÁ QUE VOCÊ NÃO VAI ENTREGAR ISSO COMO PROJETO.

        A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a preservação do meio ambiente, bem como fomentar a idéia de reciclagem de matéria, como a garrafa pet. NÃO É DESPERTAR INTERESSE PARA A PRESERVAÇÃO, DISCORDO! E ISSO NÃO É RECICLAGEM, É REUTILIZAÇÃO, SÃO COISAS DIFERENTES! O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas. Entende-se que, para se trabalhar esta educação permanente e dinâmica como se deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver os professores de todas as disciplinas, funcionários em geral e também a comunidade. Não dá para tratar só das questões de natureza como se esta estivesse desassociada da sociedade ou qualquer trabalho neste âmbito. (FONTE??)

        A horta escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, integrando ao dia a dia gerando fonte de observação e pesquisa exigindo uma reflexão diária por parte dos alunos e os de mais envolvidos. (FONTE??)

        O trabalho multidisciplinar terá como foco de trabalho os alunos das turmas do 7º ano que, dentro dos conteúdos ministrados, terão base teórica para mediar a prática e, dessa forma, implantar a horta.

LORENA, EU GOSTARIA QUE VOCÊ LESSE OS TRABALHOS QUE ENVIEI E QUE BUSCASSE OUTROS, PARA TER IDEIAS MELHORES PARA DESENVOLVER SUA INTRODUÇÃO. E NÃO ESQUEÇA DE CITAR CORRETAMENTE A FONTE DE ONDE TIROU A INFORMAÇÃO, MAS SEM COPIAR EXATAMENTE IGUAL. VOCÊ PRECISA USAR A IDEIA, NÃO COPIAR A INFORMAÇÃO.

Justificativa

Diante da necessidade de buscar um mundo mais sustentável, onde novas ideias possam fomentar o desenvolvimento e o respeito ao meio ambiente, a criação de uma horta suspensa atende às necessidades de maximização de espaço e promove a possibilidade de canteiros em ambientes urbanizados. Aliado a essa proposta, o trabalho possibilita o cultivo de plantas em ambientes urbanizados, estimulando dessa maneira o acesso da população ao uso medicinal dessas plantas.???CONFUSO! NÃO TEM RELAÇÃO O CULTIVO DE PLANTAS EM AMBIENTE URBANIZADO COM USO MEDICINAL DAS PLANTAS, PARECE DESCONEXO O TEXTO.

A elaboração da Horta Suspensa se justifica por promover uma nova maneira de cultivo da terra, em pequenos espaços, com baixos custos, de forma a tornar possível o engajamento de qualquer pessoa que tencione lutar pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente. LEIA UM POUCO MAIS SOBRE SUSTENTABILIDADE E, PRINCIPALMENTE, SOBRE PRESERVAÇÃO. FAZER HORTA SUSPENSA NÃO TEM A VER COM PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. PRESERVAR O AMBIENTE É NÃO MEXER, É DEIXAR COMO ESTÁ!

Objetivo Geral

Despertar a preocupação com o meio ambiente por meio da reutilização de materiais descartados, na construção de recipientes artisticamente trabalhados.

CREIO QUE O OBJETIVO GERAL É A CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR, USANDO MATERIAL DESCARTADO, NÃO É?

Objetivos específicos

1 - Reaproveitamento do material reciclável na construção de modelos artísticos e recipientes para o plantio de mudas.

2 - Despertar no aluno participante a criatividade e a preocupação com a questão ambiental.

3 - Oportunizar trabalhos escolares dinâmicos, participativos, prazeroso.

4 - Ensinar os alunos da rede pública municipal a cultivar produtos orgânicos (sem a utilização de agrotóxicos), tornando-os multiplicadores dessa tecnologia, e incentivando seus familiares a desenvolver a horta doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (60.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com