TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMUNOLOGIA - BAÇO

Ensaios: IMUNOLOGIA - BAÇO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Farmácia

Professor: Flávia

Disciplina: Imunologia

BAÇO

Alunos:

Larissa da Silva RA: 6814018169

Taguatinga – DF, Outubro de 2014

O Baço é um órgão participante do Sistema Imune, sendo um órgão linfoide secundário. Ele fica situado numa parte alta da cavidade abdominal, possui forma ovoide e desempenha uma função que é fundamental na organização da resposta imune. O baço, ao contrário dos linfonodos ou de outros órgãos, ele é especializado em aprisionar os antígenos dos tecidos locais e em filtra-los da corrente sanguínea. Esses antígenos não são levados através de vasos linfáticos, mas através da artéria esplênica.

O baço é rodeado por uma cápsula de onde se estendem inúmeras projeções para o interior dele, formando assim uma estrutura compartimentalizada. Esses compartimentos podem ser de dois tipos: polpas vermelhas e branca. A polpa vermelha esplênica consiste em uma rede de sinusóides povoada por macrófagos, linfócitos e numerosas células sanguíneas vermelhas. Este também é o local onde as células vermelhas velhas e defeituosas são destruídas e removidas. A polpa branca esplênica circunda os ramos da artéria, formando uma bainha linfoide periarteriolar, é onde os linfócitos T são produzidos.

Os antígenos localizados no sangue e os linfócitos entram no baço através da artéria esplênica, que se esvazia dentro da zona marginal. Nessa zoa, o antígenos é preso pelas células dentriticas, que levam o antígeno até a PALS. Os linfócitos sanguíneos também entram pelos sinos da zona marginal e migram para a PALS.

Em resumo, a função do Baço é produzir linfócitos e granulócitos. E também fazem a destruição de glóbulos vermelhos com vida media de 120 dias. Atua no sistema de defesa, pois possui os linfócitos T e B e também armazena sangue na estrutura esponjosa da polpa vermelha.

A destruição dos glóbulos vermelhos se dá na polpa vermelha. A produção de novos linfócitos é feita na polpa branca. O que faz com que cada composto do Baço seja responsável por uma função, uma é de destruição, a outra de produção.

REFERENCIAS:

http://www.infoescola.com/anatomia-humana/baco/ (acessado em 24/09)

Imunologia de KUBY, Thomas J Kindt, Richard A Goldsby, 6ª Edição, Capítulo 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com