TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilha Cardoso

Ensaios: Ilha Cardoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 3

LOCALIZAÇÃO

O PEIC – Parque Ecológico Ilha do Cardoso, está situada no extremo sul do estado de São Paulo, no município de Cananéia, considerada ilha costeira, onde a União Federal é legitima possuidora. Limita-se ao norte com a Baia de Trapandé, a leste com o Oceano Atlântico, ao Sul com o Oceano Atlântico, Barra e Mar do Ararapira e a Oeste com o Canal do Ararapira, com área de 22.500 hectares. Todo o lado oeste da Ilha do Cardoso integra-se ao sistema estuarino-lagunar.

HISTÓRICO

A Ilha do Cardoso é uma Reserva Florestal. Localiza-se no centro do complexo estuarino lagunar, foi transformado, em Parque Estadual em 1962, por reunir condições especiais quanto à origem e formação Geológica e a presença de vários Ecossistemas diferente da Flora e Fauna.

A Ilha abriga Sambaquis, que são depósitos de conchas e objetos que comprovam a presença dos índios em séculos passados. Há milhares de anos onde era praia, se formou manguezal. Na parte voltada para o mar aberto, encontram-se as praias, dunas e afloramentos de rochas.

Seguindo em direção ao Paraná o relevo vai se suavizando dando lugar às restingas e uma das praias mais conhecidas e exploradas pelo turismo: O MARUJÁ.

Para se chegar ao Marujá, vilarejo de pescadores situado na Ilha do Cardoso, leva-se, em média duas horas e meia, porém a espera é recompensada, lá você irá se deparar com a praia local, uma das mais belas do litoral sul, ao norte da ilha encontram-se praias desertas, piscinas naturas e a famosa Cachoeira Grande.

Quem preferir ficar mais tempo neste paraíso, poderá se acomodar em uma das pousadas, ou mesmo em campings.

A praia da Pereirinha reserva a surpresa dos botos, que podem ser observados durante a travessia, que leva aproximadamente uma hora e meia e, na própria praia, onde, principalmente os filhotes, costumam se exibir aos visitantes.

É possível, também permanecer no local, que é uma verdadeira piscina natural.

AÇÕES DE PRESERVAÇÃO

São mais de 22 mil hectares de cenários formados por costões rochosos, praias, braços de mar, estuários, barras, lagunas, restingas, mangues, rios, planície litorânea, ilhas e montanhas cobertas de florestas. Um complexo conjunto de ecossistemas onde já foram catalogadas quase mil espécies de plantas. Ambientes que são também refúgios para animais ameaçados de extinção como os macacos bugios e mono-carvoeiro, a lontra, o veado-mateiro, o jacaré do papo amarelo e muitos outros. Alguns destes animais são endêmicos, quer dizer, algumas espécies, como, por exemplo, o morcego Lasiurus ebenus, descoberta pelos pesquisadores em 1994, só existem em um lugar da Terra: a Ilha do Cardoso. É tanta riqueza natural que a UNESCO determinou que os remanescentes da mata atlântica, como a Ilha do Cardoso, foram considerada Reserva da Biofesra. Para pesquisar e proteger toda essa riqueza natural, a Ilha do Cardoso foi transformada em parque estadual, em 3/7/1962, integrando a Rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, pelo Instituto Florestal.

ATUAÇÃO

Atualmente o PEIC participa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com