TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância econômica e ecológica das bactérias

Artigo: Importância econômica e ecológica das bactérias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  1.376 Visualizações

Página 1 de 3

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA DAS BACTÉRIAS

As bactérias são seres vivos que possuem grande importância ecológica. Dentre estas podemos citar o seu papel como decompositora na cadeia alimentar e a sua atuação no ciclo do nitrogênio.

Como decompositora as bactérias são de extrema importância, elas estão no último grau da cadeia alimentar pois fecham o ciclo processando restos de animais, vegetais e também das suas secreções. Ao degradarem a manteria orgânica, as bactérias auxiliam na degradação de moléculas já mortas, tais moléculas poderão ser reaproveitadas por outros seres para recompilar a natureza, como no caso da fermentação. Tais bactérias são heterótrofas, ou seja retiram o alimento de fonte externa (matéria morta, animais ou plantas) diferente das autótrofas que são capazes de produzir o seu próprio alimento.

As bactérias têm uma função ecológica de fundamental importância para a manutenção de vida em nosso planeta. Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que associam-se a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura.

Portanto, vários motivos justificam o fato de o mundo bacteriano se revestir da mais alta importância para a humanidade. A microbiologia, ciência que estuda os microorganismos, permite a familiarização necessária com esse grupo microscópico e oferece condições para o aprimoramento dos conhecimentos nos mais diversos campos da ciência.

AS BACTÉRIAS COMO DECOMPOSITORES

Os cadáveres dos organismos mortos, assim como os resíduos eliminados por seres vivos (fezes, urina etc), apodrecem e desaparecem rapidamente do ambiente graças à ação de certas bactérias e fungos, genericamente denominados decompositores. Esses organismos degradam a matéria orgânica sem vida, decompondo suas moléculas em substâncias mais simples, que são liberadas no ambiente e podem ser reutilizadas por outros seres.

A atividade dos decompositores é essencial à manutenção da vida na Terra, pois esta depende da contínua reciclagem de elementos químicos entre os componentes físicos e biológicos da natureza.

BACTÉRIAS E BIOTECNOLOGIA

Embora os microorganismos tenham sido descobertos apenas no século XVII, o homem já os utilizava desde a Antiguidade na produção de alimentos.

A indústria de derivados de leite, por exemplo, há séculos se utiliza das bactérias dos gêneros Lactobacillus e Streptococcus para a produção de queijos, iogurtes e requeijões. Na produção de vinagre, são utilizadas bactérias do gênero Acetobacter, que convertem o álcool do vinho em ácido acético. Bactérias do gênero Corynebacterium têm sido utilizadas para a produção do ácido glutâmico (um aminoácido) em larga escala. Esse aminoácido é utilizado em temperos, tendo a propriedade de intensificar o sabor dos alimentos.

Hoje, as bactérias também têm sido muito empregadas na indústria farmacêutica para a produção de antibióticos e vitaminas. O antibiótico neomicina, por exemplo, é produzido por uma bactéria do gênero Streptomyces.

A indústria química também se utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com