TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informações sobre vírus, sobre quais doenças eles transmitem, como preveni-los, como tratá-los

Pesquisas Acadêmicas: Informações sobre vírus, sobre quais doenças eles transmitem, como preveni-los, como tratá-los. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.287 Palavras (14 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo

Informações sobre os vírus, quais doenças transmitem, como preveni-las, como trata-las, se possuem célula entre outras informações.

A saúde do corpo, tudo que necessitamos para ter uma vida saudável, alimentando-se, hidratando-se fazendo exercícios, cuidando da nossa saúde, da nossa higiene entre outras necessidades básicas de um ser vivo.

Informações sobre as bactérias, quais os tipos de bactérias, se elas fazem bem ou mal, como ocorre a transmissão, quais as principais doenças transmitidas entre outras informações.

Informações sobre os Protozoários, unicelulares ou pluricelulares, quantas espécies há, se transmitem doenças, se fazem bem ou mal, quais os tipos de doenças entre outras coisas.

Informações sobre Fungos, a que reino pertence como são classificados, como é denominado, se fazem bem ou mal, quais os comestíveis, ou venenos, se transmitem doenças ou não, se sim quais e etc.

Índice

Os vírus____________________________________________________________

A saúde do corpo____________________________________________________

As bactérias________________________________________________________

Os protozoários_____________________________________________________

Os Vírus

Vírus (do latim, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucleico (DNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla. Os ácidos nucleicos dos vírus geralmente apresentam-se revestidos por um envoltório proteico formado por uma ou várias proteínas, o qual pode ainda ser revestido por um complexo envelope formado por uma bicamada lipídica.

As partículas virais são estruturas extremamente pequenas, microscópicas. A maioria dos vírus apresentam tamanhos diminutos, que estão além dos limites de resolução dos microscópios ópticos, sendo comum para a sua visualização o uso de microscópios eletrônicos. Vírus são estruturas simples, se comparados a células, e não são considerados organismos, pois não possuem organelas ou ribossomos, e não apresentam todo o potencial bioquímico necessário à produção de sua própria energia metabólica. Eles são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois dependem de células para se multiplicarem. Além disso, diferentemente dos organismos vivos, os vírus são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir. A partir das células hospedeiras, os vírus obtêm: aminoácidos e nucleotídeos; maquinaria de síntese de proteínas e energia metabólica.

Fora do ambiente intracelular, os vírus são inertes. Porém, uma vez dentro da célula, a capacidade de replicação dos vírus é surpreendente: um único vírus é capaz de multiplicar, em poucas horas, milhares de novos vírus. Os vírus são capazes de infectar seres vivos de todos os domínios. Desta maneira, os vírus representam a maior diversidade biológica do planeta, sendo mais diversos que bactérias, plantas, fungos e animais juntos.

Histórico

Em meados do século XIX, Louis Pasteur propôs a teoria microbiana das doenças, na qual explicava que todas as doenças eram causadas e propagadas por algum “tipo de vida diminuta”, que se multiplicava no organismo doente, transmitia-se para outro e o contaminava. Pasteur, no entanto, ao trabalhar com a raiva constatou que, embora a doença fosse contagiosa e transmitida pela mordida de um animal raivoso, o micro-organismo não podia ser observado. Pasteur concluiu que o agente infeccioso estava presente, mas era muito pequeno para ser observado através do microscópio.

Taxonomia

Os vírus também são classificados dentro de grupos taxonômicos, assim como os seres vivos, porém, seguindo uma regra particular de classificação. Vírus não são agrupados em domínio, reino, filos ou classes. Desta maneira, a estrutura geral da taxonomia dos vírus é a seguinte:

Ordem (-virales)

Família (-viridae)

Subfamília (-virinae)

Gênero (-virus)

Espécie

Genoma

Ao contrário das células, que apresentam genoma constituído por DNA e RNA, os vírus possuem DNA ou RNA como material genético, e todos os vírus possuem apenas um ou outro no vírion. Existem vírus que possuem ambos, porém, em estágio diferente do ciclo reprodutivo. As moléculas de ácido nucleico dos vírus podem ser fita simples ou dupla, linear ou circular, e segmentada ou não. O genoma dos vírus de DNA tem ainda a característica de possuir senso positivo ou senso negativo. A quantidade de material genético viral é menor que a da maioria das células. No genoma dos vírus estão contidas todas as informações genéticas necessárias para programar as células hospedeiras, induzindo-as a sintetizar todas as macromoléculas essenciais à replicação do vírus.

Estrutura

Dentre os vários grupos de vírus existentes, não existe um padrão único de estrutura viral. A estrutura mais simples apresentada por um vírus consiste de uma molécula de ácido nucleico coberta por muitas moléculas de proteínas idênticas. Os vírus mais complexos podem conter várias moléculas de ácido nucleico assim como diversas proteínas associadas, envoltório proteico com formato definido, além de complexo envelope externo com espículas.

Seres vivos ou não vivos?

A vida, em sua definição biológica, é considerada um complexo e dinâmico estado de interações bioquímicas e biofísicas. Sob esta perspectiva, são citadas duas propriedades básicas de sistemas vivos: são capazes de produzir e utilizar energia química para a síntese de macromoléculas por meio de uma variedade de proteínas, sendo a maior parte delas enzimas, as quais de maneira coordenada atuam nestes processos biossintéticos: possuem ácido nucléico que carrega em sua estrutura os mecanismos essenciais à codificação e decodificação das informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com