TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introduçao A Histologia

Pesquisas Acadêmicas: Introduçao A Histologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Histologia

Histologia é o estudo dos tecidos do organismo animal, quanto à sua origem embrionária, fisiologia, morfologia e de como estes tecidos se organizam para constituir os órgãos. De diferentes formas, estrutura e funções as células, organizam- se em grupos para realização de uma função geral maior. Estes grupos de células formam os tecidos, que são definidos em quatro tipos fundamentais: Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso. As células que compõem os tecidos podem apresentar uma intensa coesão, serem frouxamente organizadas ou ainda suspensas em líquidos. Portanto, os tecidos possuem diversas apresentações, variando de tecidos líquidos (sangue), tecidos moles (pele, músculos, entre outros), até tecidos rígidos (ossos).

O Tecido Epitelial é responsável por revestir as superfícies e cavidades orgânicas bem como produzir substâncias necessárias ao corpo. O Tecido Conjuntivo conecta os demais tecidos preenchendo os espaços, oferecendo suporte aos epitélios, mantendo todos os sistemas interligados pela corrente sanguínea, promovendo a sustentação do organismo, entre outras funções. O Tecido Nervoso constitui funcionalmente e estruturalmente os órgãos do sistema nervoso que é composto por neurônios, células especializadas em captar, transmitir e processar estímulos, além de outras células que dão suporte aos neurônios. O Tecido Muscular é formado por células especializadas e alongadas, que ao contrair- se promovem os movimentos utilizados na locomoção. Suas contrações também são responsáveis por processo fisiológicos internos, como os movimentos do ciclo cardíaco e do peristaltismo.

As células que formam os tecidos além de se agruparem, elas produzem substâncias que formam a matriz extracelular (MEC). A matriz extracelular é constituída por vários tipos de moléculas, algumas das quais são altamente organizadas formando estruturas complexas como membranas basais. A matriz fornece apoio mecânico, compõe um meio ideal para transporte de substâncias e mantêm uma interação com as células que a produzem. Os tecidos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função. A maioria dos órgãos é formada por uma combinação de vários tipos de tecidos fundamentais. A exceção ocorre nos órgãos do sistema nervoso, pois são quase que totalmente formados apenas por tecido nervoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com