TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao estudo da morfologia humana

Monografia: Introdução ao estudo da morfologia humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Monografia  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  2.285 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução ao estudo da morfologia humana

Reconhecer os conceitos anatômicos, os órgãos e os sistemas que constituem o corpo humano, visando à melhor compreensão da estrutura dele para posteriormente enxergá-lo como um todo.

1. Conceito

Morfologia é a ciência que estuda a estrutura do corpo humano, ou seja, a sua conformação, a sua forma e seu desenvolvimento. Apresenta uma parte macroscópica, que compreende a Anatomia Humana a e uma parte microscópica, que envolve a Histologia.

E a Histologia? É o estudo dos tecidos que formam os órgãos e sistemas do corpo humano. Os tecidos são constituídos por um conjunto de células que realizam a mesma função. Para que esse estudo seja feito, é necessária uma fixação, ou seja, a utilização de uma substância química que preserve as células como se elas estivessem ainda no organismo vivo para podermos observá-la ao microscópio.

2. Histórico

2.1. Divisão do corpo humano

O corpo humano divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A cabeça é constituída por um conjunto ósseo chamado crânio e por uma parte visceral denominada face.

A cabeça está unida ao tronco pelo pescoço. O tronco compreende o tórax, o abdome e a pelve (anteriormente) e a parte posterior do tronco é chamada de dorso. Os membros são divididos em superiores e inferiores, sendo os membros superiores constituídos por três segmentos corpóreos: o braço, o antebraço e a mão. Na transição entre o braço e o antebraço, há o cotovelo e, entre o antebraço e a mão, o punho. Os membros inferiores também são constituídos por três segmentos: a coxa, a perna e o pé, sendo que, entre a coxa e a perna existe o joelho e, entre a perna e o pé, o tornozelo.

2.2. Nomenclatura anatômica

Nome que se dá ao conjunto de termos empregados para designar e descrever o organismo ou suas partes. Ao designar uma estrutura do organismo, a nomenclatura atual procura adotar termos que estejam relacionados com a forma; posição ou situação; trajeto; conexões ou inter-relações; relação com o esqueleto; função, deixando de lado os epônimos que na Antiguidade produziam uma infinidade de termos repetitivos.

2.3. Posição anatômica

Para evitar o uso de termos diferentes nas descrições anatômicas, considerando-se que a posição pode ser variável, optou-se por uma posição padrão, denominada posição de descrição anatômica (posição anatômica). Observe a figura a seguir e faça a descrição na caixa de texto ao lado (no tema impresso), depois confira as respostas com o professor.

3. Conceito de variação anatômica e normal

As descrições anatômicas obedecem a um padrão que já incluem a possibilidade das variações. Esse padrão corresponde ao que ocorre na maioria dos casos, ao que é mais frequente; para a morfologia o padrão normal é puramente estatístico, baseado no que predomina nas pessoas.

Podemos, então, chamar de normal ou padrão anatômico o indivíduo que apresenta todas as partes que constituem o corpo humano localizadas corretamente.

No entanto, uma simples observação de um agrupamento humano evidencia diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. Essas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isso traga prejuízo funcional para o indivíduo.

Por isso, dizemos que a variação, em Anatomia, é uma constante.

4. Fatores gerais de variação anatômica

1. Idade – notáveis modificações anatômicas ocorrem desde a fase intra-uterina até a fase senil.

2. Gênero (sexo) – designa masculino ou feminino, não somente referentes aos órgãos reprodutores, mas a distribuição de gordura corporal, a voz.

3. Etnia (raça) – cada agrupamento humano possui caracteres físicos comuns, externa e internamente relacionados às raças branca, negra e amarela.

4. Biótipo – é o resultado da soma dos caracteres herdados e dos caracteres adquiridos por influência do meio e da sua inter-relação. Distinguem-se os grupos chamados de longilíneos, mediolíneos e brevelíneos.

5. Evolução – Influencia o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos, como foi demonstrado pelos estudos dos fósseis.

4. Anomalia

Quando a modificação do padrão anatômico causa prejuízo funcional, mas permite a continuidade da vida do individuo, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação.

5. Monstruosidade

Se a anomalia for acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade. O estudo desse assunto é feito em Teratologia.

Planos e eixos do corpo humano

Conhecer os planos de delimitação e secção do corpo humano, os eixos de movimentos realizados por nossas articulações, seus termos de direção e posição e os princípios de construção corpórea.

1.Planos de delimitação do corpo humano

Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície. Observe o corpo humano como um todo na figura a logo a seguir.

Figura 01 - O corpo humano.

1. Dois planos verticais, um tangente ao ventre – plano ventral ou anterior – e outro ao dorso – plano dorsal ou posterior.

Figura 02 - Plano ventral ou anterior e plano dorsal ou posterior.

2. Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo – planos laterais direito e esquerdo.

Figura 03 - Planos laterais direito e esquerdo.

3. Dois planos horizontais, um tangente à cabeça – plano cranial ou superior – e outro à planta dos pés – plano inferior ou podal (ou podálico).

Figura 04 - Plano cranial ou superior e plano inferior ou podal.

O tronco isolado é limitado, inferiormente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com